Abril a julho de 2026 | Programa Educativo da mostra “Há pouco?”

O Ministério da Cultura e a Fundação Vera Chaves Barcellos apresentam a programação educativa da mostra Há pouco? entre os meses de abril e julho de 2026. Todas as atividades são gratuitas e ocorrem na FVCB (Rodovia Tapir Rocha, 8480 – parada 54, Viamão/RS).

CONFIRA A AGENDA:

OFICINA DE BORDADO | O Contorno de Si – Autorretrato em Bordado | Com a artista Mitti Mendonça
Data e horário: 25/04/26, sábado, das 14h às 17h
Público: a partir de 12 anos | 15 vagas [inscrições encerradas]
Descrição: Oficina prática de criação na qual as pessoas participantes desenvolvem autorretratos por meio da técnica de bordado livre. A proposta investiga a arte têxtil como linguagem contemporânea para a construção de imagens e narrativas pessoais, articulando memória, identidade e formas de representação. Durante o encontro, a artista Mitti Mendonça ensinará cinco pontos de bordado livre e apresentará referências de artistas têxteis que utilizam o bordado em suas poéticas artísticas. A oficina também propõe um momento de escuta e partilha, em que cada participante é convidada a refletir sobre suas próprias histórias, afetos e símbolos, traduzindo esses elementos em imagem têxtil. O processo valoriza a experimentação, o fazer manual e a construção de um autorretrato que não busca fidelidade à aparência, mas sim a expressão sensível de si.

RODA DE CONVERSA SOBRE FOTOGRAFIA | Com as artistas Mariane Rotter e Vilma Sonaglio
Data e horário: 23/05/26, sábado, das 14h30 às 16h30
Público: adolescentes e adultos | 45 vagas [formulário de inscrições – em breve]
Descrição: em breve

OFICINA DE DESENHO | Ressonâncias: Desenhos em zigue-zague | Com a artista Teresa Poester
Data e horário: 13/06/26, sábado, das 14h às 17h
Público: a partir de 8 anos, desde que acompanhados pelos responsáveis | 20 vagas [formulário de inscrições – em breve]
Descrição: em breve

OFICINA DE PINTURA | Pintura Coletiva | Com a artista Marilice Corona
Data e horário: 27/06/26, sábado, das 14h às 17h
Público: adolescentes e adultos | 20 vagas [formulário de inscrições – em breve]
Descrição: Esta oficina propõe um exercício para compreender em uma ação em grupo a relação dialógica que o pintor estabelece com a pintura. Por ser uma pintura construída a muitas mãos, diversos procedimentos, cores e formas surgem e possibilitam, a partir de uma análise reflexiva, a compreensão de como se dá o processo de criação em pintura.

RODA DE CONVERSA SOBRE GRAVURA | Com as artistas Helena Kanaan, Lurdi Blauth, Maristela Salvatori e Nara Amélia
Data e horário: 11/07/26, sábado, das 14h30 às 16h30
Público: geral interessado | 45 vagas [formulário de inscrições – em breve]
Descrição: em breve

 

Em caso de dúvida, entre em contato conosco: educativo.fvcb@gmail.com | (51) 98229 3031.

 


 

SOBRE A EXPOSIÇÃO

Com curadoria de Bruna Fetter, Há pouco? reúne mais de 90 obras de 94 artistas mulheres e engloba diversas linguagens, como gravura, desenho, fotografia, pintura, arte postal e vídeo. Composta inteiramente por trabalhos pertencentes ao Acervo Artístico da FVCB, a mostra constitui um recorte institucional até então inédito e plural, que celebra a variedade de gerações, saberes, contextos, temáticas, mídias e escalas. O conjunto evidencia a presença de artistas históricas de reconhecimento nacional e internacional, ao mesmo tempo em que destaca a cena artística local.

 

REALIZAÇÃO
Fundação Vera Chaves Barcellos – FVCB
Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC) | Ministério da Cultura | Governo Federal
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.