O primeiro volume de Ícone, Revista Brasileira de História da Arte, traz artigo sobre L’Intervallo Perduto ou Homenagem a Gillo Dorfles (1977-1995), obra da artista Vera Chaves Barcellos.

A Revista Ícone  é a primeira revista acadêmica brasileira criada com o objetivo específico de constituir um espaço para a divulgação da produção acadêmica em História da Arte.

No artigo Pensar por si mesmo, Cláudio Jansen Ferreira, historiador da arte e atualmente mestrando em História, Teoria e Crítica pela UFRGS, aborda  aspectos da intertextualidade e o espaço de identificação dos desdobramentos  propostos pela obra  L’Intervallo Perduto ou Homenagem a Gillo Dorfles, de Vera Chaves Barcellos. A fotografia, a televisão, a palavra, a citação de um texto referencial são elementos que tanto compõem quanto definem esta obra. O silêncio é o componente crítico presente na interlocução entre a obra visual e a literária, representando o espaço, visual ou temporal, necessário não apenas à fruição, mas à própria concretização da obra de arte.

O artigo pode ser acessado através do link: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/icone/article/view/48053/33445

Capa da Revista Ícone, com o trabalho de Bianca Barrios

 

A Revista completa, você encontra aqui: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/icone/index

A Revista Ícone é uma publicação semestral, em formato digital, vinculada ao Departamento de Artes Visuais e ao Bacharelado em História da Arte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.