No  dia 03 de outubro de 2015, sábado, das 9 às 12h , o Programa Educativo da FVCB promove o Encontro com Eduardo Veras, curador da exposição Destino dos Objetos | o artista como colecionador e as coleções da FVCB, na Casa Rural, em Viamão. Saiba mais, aqui.

Eduardo Veras abordará, a partir da própria mostra, temas como o colecionismo, o colecionismo de arte e o colecionismo como estratégia criativa. Amparado na ideia de que todos nós em algum momento da vida tratamos de juntar coisas, segundo critérios e famílias mais ou menos definidas, o pesquisador deve esmiuçar as diferentes etapas e nuances desse processo, discutindo a eleição de objetos do cotidiano, seu deslocamento, o acúmulo e a repetição. Além de contar como concebeu a exposição que está em cartaz até dezembro na FVCB, em Viamão, Veras também vai comentar alguns trabalhos individualmente, apontando como também os artistas, eventualmente, agem como se fossem colecionadores.

O evento integra a agenda de atividades da 10ª edição do Curso de Formação Continuada em Artes, uma promoção do Programa Educativo da FVCB realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Viamão. A atividade é aberta ao público interessado e tem entrada franca. A Fundação certifica a participação no evento.

Saiba mais sobre Eduardo Veras:

Professor Adjunto do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atua no Bacharelado em História da Arte e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV). É Doutor (2012) e Mestre (2006) pelo PPGAV/UFRGS, na ênfase de História, Teoria e Crítica de Arte. Tem experiência nos seguintes temas: crítica de arte, entrevistas com artistas, relações entre palavra e imagem, arte contemporânea, arte conceitual e arte brasileira. Foi bolsista de pós-doutorado FAPERGS/CAPES junto ao PPGAV/UFRGS (edital DOCFIX 09/2012). É membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA). Integra o Conselho Deliberativo da Fundação Vera Chaves Barcellos.

 

Encontro com o curador Eduardo Veras

03 de outubro de 2015

Horário: 9h às 12h.
Local: Casa Rural – Calçadão Tapir Rocha, 49, centro de Viamão.

Entrada Franca.