A artista Vera Chaves Barcellos realiza performance Momento Vital no Museu da Pampulha neste final de semana em Belo Horizonte.
A programação que conta com a mesa-redonda, performance e lançamento de livros, inicia às 11h, no dia 05/10, às 12h30, acontece a performance da artista Vera Chaves Barcellos. Realizada pela primeira vez em 1979 no Espaço N.O., a artista lê um livro composto por um único parágrafo. Em cada página, a leitura se constitui se repete e se fragmenta. Em suas palavras: “é uma dinâmica de leitura que quebra o encanto do momento, da fruição, de algo que seria único e que não tornaria a acontecer. De certa forma, é também uma metáfora da vida que se leva intensamente e que cada vez, que se reflete sobre ela, deixa-se de viver um pouco”. Além da performance, Vera Chaves Barcellos estará lançando a segunda edição do seu livro, publicado há mais de 30 anos.
O evento Performance em Livro de Artista é uma oportunidade para o público assistir uma mesa-redonda com a participação da editora e pesquisadora Regina Melim, autora do livro Performance nas Artes Visuais (Zahar, 2008), e do artista e professor Wilson de Avelar. A mediação é de Amir Cadôr, curador da exposição que acontece no Museu da Pampulha até o dia 13/10.
Após a mesa-redonda, às 12h30, o público poderá ver uma performance da artista gaúcha Vera Chaves Barcellos, que vem a Belo Horizonte para fazer o lançamento da segunda edição do seu livro, publicado há mais de trinta anos. Em Momento vital, performance realizada pela primeira vez em 1979, a artista lê um livro composto por um único parágrafo.
Em seguida, às 13h, acontecerá o lançamento do número dois de ¿Hay en Portugués?, uma publicação que tem seu foco em documentos de performance, sobretudo, performances Latino-americanas. Entre os documentos e textos traduzidos este número trará correspondência inédita entre Alex Hamburger, Ricardo Basbaum e RoseLee Goldberg, além de um inventário listando performances ocorridas nas últimas décadas na América Latina. Trará ainda tradução de dois textos de referência para os estudos de performance: A performatividade dos documentos de Performance, de Philip Auslander e, Sobre performance (e outras complicações) de Jens Hoffmann e Joan Jonas.
Exposição Ainda: O livro como performance apresenta quase 50 livros de artistas que mostram algumas das possíveis relações entre livro e performance. Visitação de 5 de setembro a 20 de outubro de 2013, de terça a quinta-feira, das 9h às 19h.
AGENDE-SE
Performance Momento Vital, de Vera Chaves Barcellos, no Museu da Pampulha em Belo Horizonte
Data: 05/10/2013, às 12h30
Local: Museu da Pampulha (Av. Otacílio Negrão de Lima, 16585 – Belo Horizonte/MG)
Telefone: (31) 3277-7946