O último encontro do Curso de Formação Continuada em Artes do ano de 2015 contou com a apresentação de projetos dos professores participantes, realizados a partir da exposição Destino dos Objetos. Saiba mais, aqui.

A 10ª edição do Curso de Formação Continuada em Artes, uma iniciativa do Programa Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos, promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Viamão, teve seu último encontro realizado no dia 05 de dezembro. Margarita Kremer, coordenadora do Programa Educativo, ressaltou que “o investimento feito pela FVCB não é abstrato, é um investimento real, em pessoas”. A atividade contou também com a presença de Luciane Fraga, diretora pedagógica de Viamão, que reafirmou o interesse do município de manter a participação de educadores no projeto. Ao final das apresentações, os professores receberam o Material Educativo  Destino dos Objetos com propostas de atividades, sugestões de livros e filmes – pensados a partir de temas transversais, o que possibilita uma abordagem pedagógica multi e interdisciplinar.

Idealizada a partir da temática da coleção, a mostra Destino dos Objetos, com curadoria de Eduardo Veras, exibe trabalhos da Coleção artística da Fundação Vera Chaves Barcellos e discute também o colecionismo como estratégia criativa. A partir da exposição, professores de diversas áreas do conhecimento, entre filosofia, história, matemática, língua portuguesa e artes, pensaram projetos para ampliar a reflexão sobre questões como: o gesto de colecionar, o consumo, a arte postal e a preservação patrimonial. Para os estudantes, atividades como esta oportunizam novas vivências, além de instigar o pensamento crítico sobre a realidade circundante e potencializar a criatividade. Deste modo, mais uma vez o Programa comprova o poder da arte de disparar aprendizagens múltiplas, que se desdobram para  além das visitas à Sala dos Pomares. Confira algumas imagens dos projetos realizados pelos professores:

O Programa Educativo da FVCB estimula experiências e reflexões de estudantes e educadores com o universo das artes visuais, através de visitas mediadas às exposições em cartaz na Sala dos Pomares e promove, através do Curso de Formação Continuada em Artes; encontros com artistas, curadores, historiadores da arte e demais pesquisadores – atividades que qualificam e aprofundam os debates gerados, reconhecendo no fenômeno artístico uma instância de conhecimento.