O artista, participante da exposição Destino dos Objetos | O artista como colecionador e as coleções da FVCB, doou para o Acervo da Fundação, os trabalhos exibidos na mostra.

Marco Antonio Santos da Rocha Filho (Lajeado, RS, 1984) é graduado em Comunicação Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos | Unisinos-RS. Participou de exposições coletivas no Brasil e na Europa. Foi um dos ganhadores do XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia 2012 com o ensaio Já não é mais verão. Em 2013, lançou de forma independente o livro Da tua primeira fotografia, dentro do projeto coletivo É preciso arrumar a casa. No mesmo ano, apresentou sua primeira exposição individual, Já não é mais verão, na Casa de Cultura Mário Quintana (Porto Alegre).

Os trabalhos doados(mais uma fotografia além das exibidas) integram a série Já não é mais verão, na qual o fotógrafo cria uma atmosfera nostálgica a partir das fotografias da casa onde passava suas férias. Nas palavras de Eduardo Veras ” O ensaio Já não é mais verão recupera, por um lado, essa narrativa particular, sobre o que permanece na memória e se mantém apenas fragilmente sinalizado nos cenários da juventude. Por outro lado, evoca um espaço/tempo que ronda, feito promessa, o imaginário de todo aquele que vive a maior parte do ano enfurnado na cidade e distante do mar. O inverno litorâneo, frio e despovoado, assinala esse período de desejos irrealizáveis”.