No dia 09 de abril, data da abertura de Humanas Interlocuções, Margarita Kremer, coordenadora do Programa Educativo da FVCB fará uma visita mediada especial ao público de professores e dirigentes de escolas. A atividade integra a 11ª edição do Curso de Formação Continuada em Artes da FVCB, iniciativa realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Viamão.

A Fundação Vera Chaves Barcellos, através do seu Programa Educativo, prossegue apostando no poder socialmente transformador da arte. Como vem ocorrendo em edições anteriores, o 1° encontro do Curso de Formação Continuada em Artes é um momento em que se oportuniza um primeiro contato com as obras em exibição e com as questões trazidas pelos trabalhos, que serão abordadas, posteriormente, em sala de aula.

A exposição Humanas Interlocuções propõe uma reflexão sobre a representação do corpo, suas relações e a presença da figura humana na arte contemporânea. A mostra instiga a pensar como cada indivíduo é único em seu universo particular, expressando, de diversas formas os sentidos, gestos, sentimentos, posições frente ao mundo e a si mesmo.

O Projeto Educativo Humanas Interlocuções estimula o senso estético e o olhar crítico, fortalecendo o caráter social da arte contemporânea, não só fixada na leitura de obras de arte, mas comprometido em desencadear o desenvolvimento de habilidades cognitivas e perceptivas em diferentes níveis.

Buscamos ainda contribuir/promover oportunidades baseadas no fazer humano, para que as comunidades locais possam compreender seu território, seus produtos e processos culturais e ensinar a compreensão, meio e fim da comunicação humana, por meio da investigação e da interpretação da arte contemporânea.