Na manhã desta segunda, 25 de abril, o Centro de Documentação e Pesquisa recebeu um grupo de pesquisadoras. Saiba como pesquisar no CDP.

Situado na região central de Porto Alegre, o CDP salvaguarda vasta documentação sobre arte contemporânea dos últimos 50 anos – em âmbito nacional e internacional. Camila Pastori, Laura Gruber e Mariana Vasconcelos; bacharelandas em História da Arte, visitaram o Centro em busca de documentos sobre o grupo Nervo Óptico e o Espaço N.O. A pesquisa está vinculada a uma disciplina do curso, vinculado ao Instituto de Artes da UFRGS, cujo foco é a produção artística do Rio Grande do Sul.

O arquivo é formado pelos fundos documentais do grupo Nervo Óptico (1976-1978), do Centro Alternativo de Cultura Espaço N.O (1979-1999) e da Galeria Obra Aberta (1999-2002), pela documentação da própria artista e da Fundação e também pela Coleção Espaço N.O Arquivo. A Coleção Arquivo Espaço N.O. contém cartazes, catálogos, convites, folhetos, fotografias e livros sobre arte contemporânea local, nacional e internacional.

O CDP  fornece cópias reprográficas e digitais dos documentos do arquivo e  também promove a realização de visitas guiadas pelo arquivo documental. Para pesquisar no CDP é necessário agendar previamente pelo e-mail: arquivo@fvcb.com.