Troca de conhecimentos entre Academia e Escola: entusiasmo, diálogo e intenso debate marcaram o Encontro com Alexandre Santos, que ocorreu na última manhã do sábado (dia 17) na Casa Rural de Viamão.

Promovida pela Fundação Vera Chaves Barcellos, através do seu Programa Educativo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Viamão, a iniciativa teve como meta gerar intercâmbios de conhecimentos entre a academia e a escola. O evento contou com a presença da artista Vera Chaves Barcellos e de Maria Clarice de Oliveira, secretária de educação do município.

Maria Clarice de Oliveira e Vera Chaves Barcellos

Alexandre Santos, professor e pesquisador da UFRGS – que tem a fotografia como objeto de pesquisa – falou para uma plateia composta por cerca de 60 educadores sobre a inserção da imagem fotográfica no abrangente panorama da História da Arte.

Em sua fala, Alexandre abordou o percurso histórico da fotografia, desde seu surgimento, os usos tradicionais (como elemento de disciplinarização da imagem), exercendo as funções de documentar, informar e registrar o real; até o momento em que apropriada pela arte, a imagem fotográfica transborda das suas fronteiras, e aliada a outros meios e mídias, passa a ter apelo fictício e narrativo, consciente da sua parcialidade na representação do real.

Alexandre Santos e professores

Alexandre relacionou alguns trabalhos em exibição na exposição Fotografia Transversa, estabelecendo relações com obras de artistas icônicos que se utilizam da fotografia para compor suas criações. A participação dos professores foi ativa através de questionamentos, interpretações e reflexões relacionadas com diferentes campos de conhecimento e também da prática docente.

Maria Clarice de Oliveira, Jussara Silva, Angela Ayedo, Margarita Kremer, Alexandre Santos, Carolina Biberg, Vera Chaves Barcellos e Gabriela Rodrigues.

 

A Fundação Vera Chaves Barcellos agradece a todos os presentes pelo envolvimento na realização da atividade.  Assim, a Sala dos Pomares poderá colher mais frutos e  estender cada vez mais  a rede de saberes construída a partir da arte contemporânea.