O acervo artístico da Fundação Vera Chaves Barcellos recebeu, no mês de setembro, a doação de um trabalho da artista Mariane Rotter.

Em 2012, Mariane Rotter produziu a série fotográfica Meu ponto de vista: Banheiros. A fotografia doada integra a série constituída por três fotografias.

Na ocasião em que a série foi exposta, através do 1° edital IEAVI, Alexandre Santos escreveu o texto Contemplando um olhar, no qual declara que a série fotográfica conduz os espectadores a contemplar a experiência do mundo da artista: A série Banheiros anuncia, em sua sutileza, que estamos vendo um olhar, que fruímos de uma imagem oriunda da percepção retiniana e sua leitura peculiar do espaço circundante. Trata-se, em última instância, de um exercício de empréstimo de seu olhar, no qual a artista, por outro lado, vê a si mesma, ainda que através do silêncio, da ausência e da opção por uma espessura densa de construção da imagem. Estes aspectos nos remetem tanto às especificidades da fotografia, quanto a uma provocação sobre a imagem mecânica como operação de autoria e afirmação subjetiva. Os banheiros aqui representados são como autorretratos que tensionam a obviedade do enquadramento com o recurso ao rosto ausente, abrindo-se com esta atitude para a potencialidade do pensamento visual.

Mariane Rotter | Meu ponto de vista: Série Banheiros | 122 x 83 cm | 2012.

Sobre a artista:

Nascida em Ijuí/RS, 1975, Mariane Rotter é artista visual e Professora Assistente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). É Bacharel em Artes Plásticas com ênfase em fotografia (2002), Licenciada em Educação Artística (2005) e Mestre em Artes Visuais (2008) pelo Instituto de Artes da UFRGS. Entre as exposições coletivas tem destaque Através da Imagem: A fotografia como arte contemporânea. Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, Instituto de Artes/UFRGS (2015); Artesul Contemporáneo. Centro de Exposições SUBTE em Montevidéu, Uruguai (2013); Pequena distância, coletivo com as artistas Glaucis de Morais e Mariana Silva da Silva, com exposições realizadas desde 2006 em Belo Horizonte, Brasília, Caxias do Sul, Montenegro e Porto Alegre; Arquivos Abertos. Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, Instituto de Artes/UFRGS (2008); Câmera Rasgada. Galeria dos Arcos, Usina do Gasômetro (2007). Exposições individuais Meu ponto de vista: série banheiros. 1º Prêmio Ieavi de Incentivo às Artes Visuais, Casa de Cultura Mário Quintana (2012); Meu ponto de vista: O cotidiano e os lugares da imagem. Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, Instituto de Artes/UFRGS (2008) e Meu ponto de vista. Pinacoteca da Feevale, Novo Hamburgo (2004). Foi selecionada com Prêmio Incentivo à Produção na Fiat Mostra Brasil. Porão das Artes, Ibirapuera, São Paulo-SP (2006) e Prêmio Aquisição no II Salão de Arte Cidade de Porto Alegre, Usina do Gasômetro (2002). Participou do Consórcio de Fotografia do Museu do Trabalho, tendo a sua obra selecionada para o mês de julho de 2016. Tem obras no acervo de principais instituições do Estado como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS, Museu de Arte Contemporânea – MACRS e Fundação Vera Chaves Barcellos –FVCB.