O Acervo artístico da Fundação Vera Chaves Barcellos recebeu, na última semana, a visita da artista e pesquisadora Charlene Cabral, graduanda do Curso de História da Arte do Instituto de Artes da UFRGS. Charlene realiza pesquisa sobre Arte Postal.

O acervo artístico da Fundação Vera Chaves Barcellos possui uma farta coleção de Arte Postal, formada, em grande medida, por correspondências trocadas entre Vera Chaves Barcellos e outros artistas. O surgimento da arte postal na década de 1960, conforme o artista belga Guy Bleus, esteve associado ao descontentamento com os mecanismos do sistema da arte e suas galerias (espaços convencionais de difusão artística) e atrelado também a necessidade de ampliar a  função artística do criador, que poderia, desse modo, participar de  projetos internacionais, publicações e exposições sem esbarrar em intermediários e sem muitas concessões. Em termos historiográficos, o movimento emerge na esteira de propostas conceituais e das ideias de desmaterialização e efemeridade da arte, resultando em uma  rede internacional de comunicação entre artistas, cujo foco era menos centrado no objeto artístico que na comunicação e na colaboração entre seus membros. Para o artista postal, a arte é um produto de comunicação e não uma mercadoria.  A arte postal criou uma linguagem própria, antepondo-se aos meios de comunicação de massa. Caracteriza-se, em suma, por ser uma forma rápida e ampla de difusão artística.

Charlene Cabral realiza pesquisa sobre Arte Postal pelo Instituto de Artes da UFRGS e é propositora da convocatória internacional Reflexive Mail / Reflexivo Postal, que recebe trabalhos por correspondência, que integrarão uma exposição no Instituto futuramente. Para saber mais informações sobre a convocatória, acesse: reflexivemail.tumblr.com.