Hoje, compartilhamos com você um pouco da produção artística de Hudinilson Jr. (São Paulo, SP, 1957 – São Paulo, SP, 2013), que integra a Coleção Artistas Contemporâneos – FVCB. Nas imagens que ilustram esta postagem, estão reunidos alguns registros das obras que foram cedidas para exibição na mostra internacional Every Moment Counts – Aids and its Feelings, no Henie Onstad Kunstsenter, na Noruega.

 

Cadernos de Referência, 1990s

 

Cadernos de Referência (n. 66), 2000s

 
São dois livros de artista: um da série Cadernos de Referência, década de 1990; e o outro pertence à série Cadernos de Referência (nº 66), década de 2000. “Os Cadernos de Referência, realizados pelo artista Hudinilson Jr. em cadernos comuns ou agendas, apresentam colagens de imagens retiradas de revistas comuns e pornográficas homoeróticas, assim como de jornais, em uma mescla do seu universo pessoal com o mundo concreto das grandes cidades contemporâneas, imagens de natureza ou cenas de conflitos e guerras, criando uma narrativa singular, que é, por vezes, bastante transgressora da moralidade burguesa ocidental.” (MACHADO, 2021, p. 109).

Imagem da mostra Every Moment Counts – Aids and its Feelings. Crédito: Øystein Thorvaldsen / Henie Onstad Kunstsenter

Os referidos trabalhos de Hudinilson Jr. se somam às mais de 200 obras que compõem a exposição Every Moment Counts – Aids and its Feelings, cuja abordagem envolve as complexas representações históricas e contemporâneas do HIV/Aids. Ao todo, estão contemplados 60 artistas de diversos países com produções a partir de 1982 até os dias atuais, incluindo outros brasileiros, como Edilson de Carvalho Viriato (Paraíso do Norte, PR, 1966) e Rafael França (Porto Alegre, RS, 1957 – Chicago, EUA, 1991). Além do enfoque na cultura queer, a mostra também avalia a contribuição das artes em períodos de intensa crise social e política. A curadoria é de Ana Maria Bresciani e Tommaso Speretta. A visitação segue até 22/05.
REFERÊNCIA

MACHADO, Yuri Flores. Libertando Genet. Revista Pomares. n. 5, Porto Alegre: Fundação Vera Chaves Barcellos, 2021.