A Galeria Superfície inaugura no dia 11/11, das 11h às 17h, a mostra Película, individual da artista Vera Chaves Barcellos. Através de uma seleção de 12 trabalhos, a exposição traça um panorama de sua carreira artística, reunindo obras conhecidas e outras menos vistas pelo público. Com texto de Veronica Stigger, o título faz referência à série De Película da artista, que discute metonimicamente fotografia e cinema, em conversa franca com arte conceitual.
Película também diz respeito à pele: película é uma camada de pele muito fina, mas também é uma pele pequena, apontando para o corpo, tão central na obra de Vera Chaves Barcellos. “Película” é ainda a camada por meio da qual a artista faz com o que o corpo (a pele) não seja percebida em sua totalidade. Há sempre um véu que encobre a imagem, como em L’Intervallo Perduto[Homenagem a Gillo Dorfles] (1977-1995); ou esta é desfocada, como em A filha de Godiva (1994); ou se confunde com seu reflexo no vidro, como em Manequins de Dusseldorf (1978).
Quando não há esse véu, há outro expediente que faz com que o corpo não seja visto por completo: o retrato tirado das costas (e não do rosto), como em Retratos (1992-93); ou, outro exemplo, o corpo visto em fragmentos, como na série Epidermic Scapes (1977).
A exposição ocupa os dois andares da galeria e traz, principalmente, a produção fotográfica da artista, seja na forma de engajamento político ou com o desenvolvimento de uma ideia experimental. Flertando constantemente com a arte conceitual, Película é um recorte curatorial da produção da artista, em que obras centrais de sua carreira se reúnem às que não foram devidamente apreciadas pelo público. A mostra tem abertura prevista para o dia 11de novembro de 2023 e permanece em cartaz até fevereiro de 2024.
AGENDE-SE:
Abertura da mostra Película
Data e horário: 11/11/2023, das 11h às 17h
Local: Galeria Superfície (Rua Oscar Freire, 240, São Paulo/SP)
Visitação: até 03/02/2024
Entrada franca