A Fundação Vera Chaves Barcellos e o Instituto Cultural Torus convidam o público para a inauguração da exposição Cinco pontos de orientação, que inaugura no sábado, 26/04, às 14h30, na área externa da FVCB, em Viamão/RS.
Trata-se da primeira mostra da FVCB realizada exclusivamente no espaço a céu aberto, em meio à paisagem natural, dando início à programação celebrativa dos 20 anos da atividades da instituição.
Curadoria de Laura Cattani e Munir Klamt, Cinco pontos de orientação propõe uma trilha por obras que operam como instrumentos de aferição do mundo — experimentos poéticos entre matéria e pensamento, inspirados nos antigos observatórios astrais.
Os artistas Bruno Borne, Dione Veiga Vieira, Elaine Tedesco, Guilherme Dable e Rogério Severo ocupam a área externa da FVCB com proposições que tensionam os limites entre arte, ciência e fabulação. Cada trabalho funciona como um ponto de orientação possível, onde as forças do visível e do invisível se tramam, convocando o público a novas constelações de sentido.
AGENDE-SE
ABERTURA DA EXPOSIÇÃO: 26/04/25, sábado
HORÁRIO: das 14h30 às 17h
LOCAL: área externa da FVCB (Rodovia Tapir Rocha, 8480 – parada 54, Viamão/RS)
ENTRADA FRANCA
TRANSPORTE GRATUITO (POA–VIAMÃO–POA): saída às 13h30 em frente ao Theatro São Pedro, com retorno a partir das 16h30 da FVCB e previsão de chegada às 17h30, em Porto Alegre. INSCRIÇÕES ENCERRADAS (atualização em 24/04/25).
Esta proposta foi fomentada pelo PROGRAMA RETOMADA CULTURAL RS – BOLSA FUNARTE DE APOIO A AÇÕES ARTÍSTICAS CONTINUADAS 2024.
DESIGN GRÁFICO
Alexandre De Nadal [@alexandredenadal]
ASSISTENTE DE MONTAGEM
Felipe Quevedo
REALIZAÇÃO
Torus – Instituto Cultural
Fundação Vera Chaves Barcellos
Programa Retomada Cultural RS
APOIO
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Ministério da Cultura – MinC
Galeria PBSA – Instituto de Artes da UFRGS