Vera Chaves Barcellos integra a seleção de artistas da 12ª edição da Bienal do Mercosul, com a obra Mulheres do Mundo, 1999-2010.
Nesta obra em vídeo, diversas mulheres, frente à câmera, pronunciam seus nomes. Ao mesmo tempo em que se registram estes rostos que se nomeiam, numa roda evidente de empoderamento, se oferece um arquivo de afeto particular que cada uma delas comunica: confiança, otimismo, pessimismo. Trata-se de um projeto que Vera iniciou em 1999, em uma exposição que fez na Catalunha, e finalizou entre 2012-2013, realizando o registro de gravações num processo que contou com a colaboração do videomaker Hopi Chapman. A versão que se apresenta na Bienal 12 reúne a voz de 400 mulheres de diferentes partes do mundo, de variadas idades, nacionalidades e raças que, de forma sucessiva, pronunciam, uma vez, seu nome.
A Bienal12 está online pelo site da instituição, onde podem ser acessados textos, exercícios, vídeos e imagens de obras e a lista completa das artistas que compõem a mostra.
Na imagem em destaque, frame de:
Vera chaves Barcellos, As Mulheres do Mundo, 1999-2010
Vídeo, 19’17”