A Fundação Vera Chaves Barcellos promove no dia 07/11, das 14h30 às 17h, no auditório Goethe-Institut Porto Alegre, o primeiro encontro do Ciclo de Palestras – Apropriação em Artes, atividade paralela à exposição Apropriações, Variações e Neopalimpsestos.
O objetivo do ciclo é abordar o conceito de apropriação aplicado em distintas áreas de atuação cultural e ao todo serão três encontros. Entrada gratuita e será fornecido certificado aos participantes.
PROGRAMAÇÃO DO 1° DIA
Apropriações, Variações e Neopalimpsestos: diálogos com a exposição, com Margarita Kremer e Yuri Flores Machado.
Arte e apropriação: do objeto à linguagem, com Eduardo Veras.
SOBRE OS PALESTRANTES
Eduardo Veras (UFRGS): Professor Adjunto do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atua no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) e no Bacharelado em História da Arte. É Doutor (2012) e Mestre (2006) pelo PPGAV/UFRGS, com ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte. Tem experiência nos seguintes temas: história da arte, historiografia da arte, crítica de arte, relações entre palavra e imagem, entrevistas com artistas, arte conceitual e arte contemporânea. Atualmente pesquisa artistas em deslocamento (viagens, trânsitos, derivas, observações da paisagem), estabelecendo pontes, via anacronismo histórico, entre a contemporaneidade e a tradição.
Marga Kremer (FVCB): Arte-educadora, bacharel em Artes Visuais pela UFRGS e foi Professora substituta do Instituto de Artes. Coordenadora do Setor Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos e foi Coordenadora Educativa das três primeiras Bienais do Mercosul. Exerceu durante a sua trajetória profissional, diversas atividades de assessoria educativa em instituições públicas e privadas.
Yuri Flores Machado (FVCB): Graduando em História da Arte pela UFRGS, assistente educativo no Setor educativo e no Centro de Documentação e Pesquisa da FVCB, onde atualmente, é responsável pela produção dos materiais educativos do Programa Educativo da instituição.
AGENDE-SE
Ciclo de Palestras – Apropriação em Artes, atividade paralela à exposição Apropriações, Variações e Neopalimpsestos
Dia: 07/11/2018, quarta-feira
Horário: das 14h30 às 17h
Local: Goethe-Institut Porto Alegre (Rua Vinte e Quatro de Outubro, 112, Porto Alegre)
Realização: Fundação Vera Chaves Barcellos
Apoio: Goethe-Institut Porto Alegre
A Exposição Apropriações, Variações e Neopalimpsestos fica em cartaz na Sala dos Pomares, na FVCB, em Viamão, até o dia 15 de dezembro.