O Ministério da Cultura e a Fundação Vera Chaves Barcellos convidam o público para palestra Cerâmica & Arte Contemporânea: Procedimentos Cerâmicos, com o professor e pesquisador PhD Andrés Hernández, no dia 16 de outubro, quinta-feira, das 15h30 às 17h30, no Auditório do Museu de Arte do Rio Grande Sul – MARGS (Praça da Alfândega, s/n°, Centro Histórico – Porto Alegre, RS). A inscrição é gratuita (INSCRIÇÕES ENCERRADAS) e voltada para o público geral interessado, com intérprete de Libras. Haverá emissão de certificado.
Curador da publicação Transgressões Cerâmicas Brasil (2021) e autor de Cerâmica & Intersecções – Obras Comentadas (2022/2025), Hernández abordará a cerâmica como modalidade artística contemporânea, perpassando os procedimentos cerâmicos e a interdisciplinaridade: instrução e educação. A palestra também abarcará temas como a questão do utilitário e da obra de arte, bem como a Cerâmica e os demais agentes do sistema artístico contemporâneo, incluindo o mercado de arte.
O evento integra o Programa Educativo da exposição Marlies Ritter – Pensar com as mãos, em cartaz na Sala dos Pomares da FVCB, em Viamão. Com curadoria de Fernanda Albuquerque (PPGMUSPA/UFRGS), a mostra panorâmica revisita a trajetória de Marlies Ritter (Porto Alegre, RS, 1941), que possui uma vasta produção em cerâmica e em diversas linguagens. Além de compor a programação de 20 anos da FVCB, a exposição representa uma oportunidade única para o público conhecer com profundidade a poética visual de Ritter. Essa iniciativa soma-se aos esforços recentes de reparação histórica para resgatar e reconhecer o legado de artistas mulheres sistematicamente negligenciadas na história da arte. A seleção apresentada abrange obras do Acervo Artístico da FVCB e do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), além de trabalhos pertencentes à coleção da própria artista e de outras coleções particulares. A mostra também conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da UFRGS (PPGMUSPA).
SOBRE O PALESTRANTE
Andrés Inocente Martín Hernández é pesquisador, professor, curador e crítico de arte. Pós-doutor pelo IA da UNESP, Doutor em Artes Visuais, Mestre em Teoria, Crítica e Produção em Artes Visuais e graduado em Educação. Foi coordenador de exposições na Bienal de Havana (Cuba, Centro de Arte Contemporânea Wifredo Lam, 1994-1998), assistente curatorial do departamento de curadoria do Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM-SP (1999-2005), coordenador executivo do departamento de curadoria do MAM-SP (2005-2010) e coordenador de projetos da Luciana Brito Galeria. Como professor tem atuado em diferentes instituições educacionais e culturais do Brasil e do exterior ministrando cursos regulares, palestras, workshops e jornadas científicas. Como curador e pesquisador é autor da trilogia Obras Comentadas da coleção do Museu de Arte Moderna de São Paulo (2007); Doações à coleção do Museu Universitário de Arte – UFU (2016) e Avanti Campinas (2018); A pipa projeto de ocupação (2014), Ela que não É de Hugo Curti (2021). Destaque para Transgressões Cerâmicas Brasil (2021), primeira publicação a abordar a cerâmica no contexto das artes visuais no Brasil, com desdobramentos para várias exposições, cursos e workshops, priorizando a inserção e valorização da cerâmica.
AGENDE-SE
PROGRAMA EDUCATIVO MARLIES RITTER – PENSAR COM AS MÃOS | PALESTRA CERÂMICA & ARTE CONTEMPORÂNEA: PROCEDIMENTOS CERÂMICOS, COM ANDRÉS HERNÁNDEZ
DATA: 16/10/2025, quinta-feira
HORÁRIO: das 15h30 às 17h30
LOCAL: Auditório do Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS (Praça da Alfândega, s/n°, Centro Histórico – Porto Alegre, RS)
PÚBLICO: artistas, pesquisadores, curadores, historiadores da arte, museólogos e pessoas interessadas em artes visuais em geral
EMISSÃO DE CERTIFICADO: haverá lista de presença no local
INSCRIÇÕES ENCERRADAS (ATUALIZAÇÃO EM 16/10)
CONTATOS DO PROGRAMA EDUCATIVO FVCB: educativo.fvcb@gmail.com | (51) 98229 3031.