É com muita satisfação que a Fundação Vera Chaves Barcellos convida o público para a inauguração da mostra Marlies Ritter – Pensar com as mãos no dia 19 de julho, sábado, das 11h às 17h, na Sala dos Pomares (Rodovia Tapir Rocha, 8480 – parada 54, Viamão/RS). Entrada franca! Oferecimento de transporte gratuito (inscreva-se).
Nome de referência na cerâmica e artista de múltiplas linguagens, Marlies Ritter (Porto Alegre, RS, 1941) terá sua trajetória revisitada nesta exposição panorâmica, que celebra cinco décadas de sua produção artística. Sob o olhar sensível de Fernanda Albuquerque, curadora, pesquisadora e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Marlies Ritter – Pensar com as mãos abrange cerca de 70 obras em variadas linguagens e materialidades, como peças em cerâmica, trabalhos em tecido e em papel, livros de artista, xilogravuras e fotografias. Entre os destaques estão dois trabalhos inéditos: Sem título, 2023-2025, com 101 batatas produzidas em cerâmica; e Escritos guardados, 2024, publicação desenvolvida especialmente para a mostra, na qual a artista relata histórias atravessadas por memórias, afetos e reflexões, que remetem à origem de suas criações.
De acordo com a curadora, Ritter busca dar permanência ao que é finito. “Na obra de Marlies Ritter, as mãos são afeto, memória e pensamento. Cerâmica, tecidos, papéis e palavras entrelaçam-se em trabalhos que querem salvar o que o tempo ameaça apagar: os gestos cotidianos, as marcas da presença, o rastro das coisas, as lembranças de uma vida. As peças não surgem da urgência, mas de uma convivência e um diálogo prolongados com os materiais. A repetição dá o ritmo a esse fazer-pensar, em processos poéticos reflexivos e ao mesmo tempo meditativos.”
A exposição representa uma oportunidade única para o público conhecer com profundidade a poética visual de Ritter. Essa iniciativa soma-se aos esforços recentes de reparação histórica para resgatar e reconhecer o legado de artistas mulheres sistematicamente negligenciadas na história da arte.
Marlies Ritter – Pensar com as mãos reúne obras do Acervo Artístico da FVCB, do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), da Ocre Galeria, além de trabalhos pertencentes à coleção da própria artista e de outras coleções particulares. A exposição também conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da UFRGS (PPGMUSPA).
SOBRE A ARTISTA
Marlies Ritter (Porto Alegre, RS, 1941) é artista visual com vasta produção em cerâmica, além de outras linguagens e técnicas. De 1958 a 1963, morou no Rio de Janeiro, onde estudou idiomas. Voltou a Porto Alegre e constituiu família. Começou com a cerâmica em 1972 com Astrid Linsenmayer e Myriam Benz. Entre 1979 e 1980, teve aulas de desenho com Fernando Baril e esmaltação com Mariannita Linck. Em 1984, foi aluna de Megumi Yuasa e, de 1985 a 1988, estudou modelagem com Vasco Prado e Xico Stockinger. Trabalhou no Atelier Vila Nova, de Xico Stockinger, até 1991. Em 1992, fez curso de Antropologia Plástica com Fritz Marburg na Clínica Tobias, em São Paulo. Participou de workshops ministrados por Karin Lambrecht e Mauro Fuke. Fez patchwork e quilt com Gisela Waetge. Ao longo de suas cinco décadas de produção, participou de seis individuais e mais de 50 mostras coletivas. Na FVCB, integrou as coletivas “Haverá consequências” (2022), “Eu estou aqui agora” (2019), “A Condição Básica” (2018), “Aã” (2017), “Destino dos objetos” (2015), “Um salto no espaço” (2014), “Limites do imaginário” (2013) e “Silêncios e Sussurros” (2010).
SOBRE A CURADORA
Fernanda Albuquerque (Rio de Janeiro, 1978) é curadora e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde atua no Bacharelado em Museologia e no Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPGMUSPA). Atuou como docente na Especialização em Práticas Curatoriais da UFRGS (2019-2021). Possui mestrado e doutorado em Artes Visuais – História, Teoria e Crítica pela UFRGS (2006 e 2015), com estágio sanduíche na University of the Arts London (2013-2014). Atualmente, desenvolve o projeto de pesquisa “Como museus podem aprender com a arte e os artistas” junto ao PPGMUSPA/UFRGS. Desde 2021, integra o Comitê de Acervo e Curadoria do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS). Foi Curadora Assistente da 8a Bienal do Mercosul (2011) e Curadora de Artes Visuais do Centro Cultural São Paulo (2008-2010). Desde 2007, desenvolve projetos curatoriais e educativos em instituições como Instituto Tomie Ohtake, Goethe Institut Porto Alegre, Bienal de São Paulo, Santander Cultural, Bienal do Mercosul, Galería Gabriela Mistral, Museu Murillo La Greca, Pinacoteca Aldo Locatelli, MACRS e Centro Universitário Maria Antônia, dentre outros. Em 2010, recebeu o “Prêmio Estudos e Pesquisas sobre arte e economia da arte no Brasil”, oferecido pela Fundação Bienal de São Paulo. E em 2022, ganhou o “XV Prêmio Açorianos de Artes Plásticas – Destaque Curadoria”, ofertado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de Porto Alegre.
AGENDE-SE
ABERTURA DA EXPOSIÇÃO MARLIES RITTER – PENSAR COM AS MÃOS + LANÇAMENTO DO CATÁLOGO
Data e horário: 19/07/2024, sábado, das 11h às 17h.
Local: Sala dos Pomares da Fundação Vera Chaves Barcellos – Rodovia Tapir Rocha, 8480 (parada 54), Viamão, RS.
Transporte gratuito na abertura: inscrições pelo formulário disponível aqui, com duas opções de horário – saída às 10h30 e às 13h30, em frente ao Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Vagas limitadas à lotação dos ônibus.
Visitação: até 13/12/2025, de terça a sábado, das 9h30 às 17h.
Agendamento de visitas: educativo.fvcb@gmail.com | (51) 98229 3031.
Área para estacionamento no local.
Entrada franca.