Viabilizado pelo Edital da Lei Paulo Gustavo da Prefeitura de Viamão, o projeto Da casa para o mundo: a arte de Silvio Nunes Pinto contemplará atividades práticas de introdução às aprendizagens sobre os processos da xilogravura (gravura em madeira).
As oficinas ocorrerão nos dias 24 e 25/10/24 e serão ministradas pelo artista e professor Wilson Cavalcanti, envolvendo os/as estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Farroupilha, instituição parceira da FVCB para a execução do projeto.
>> Sobre o projeto
Um dos destaques do Acervo Artístico da FVCB é a vasta obra de Silvio Nunes Pinto (1940-2005), artista autodidata viamonense que transformou madeira em objetos utilitários, esculturas e mobiliário, unindo artesanato e design. Sua produção constitui um patrimônio material e imaterial que reflete uma vida dedicada ao ofício e à arte. Após sua morte, suas obras foram incorporadas ao Acervo da FVCB, ganhando destaque em exposições como Silvio Nunes Pinto: Ofício e Engenho (2016), que revelou sua engenhosidade e processo criativo.
O projeto Da casa para o mundo: a arte de Silvio Nunes Pinto busca ampliar a valorização do patrimônio cultural local, promovendo a aproximação entre a FVCB e a comunidade escolar da EEEM Farroupilha. A iniciativa inclui visitas à exposição, oficinas de xilogravura com o artista Wilson Cavalcanti e a criação de duas “caixas de criação” – uma doada à escola e outra mantida na FVCB – para replicar as atividades. O objetivo é difundir a obra de Silvio Nunes Pinto, fortalecer a relação entre museu e escola, e incentivar a reflexão sobre arte, patrimônio e identidade local, formando jovens multiplicadores da memória cultural de Viamão.
>> Sobre o artista
Wilson Cavalcanti (conhecido como Cava) é artista visual e professor. Vive e trabalha em Viamão. Possui uma ampla produção artística em gravura, desenho e pintura. Por mais de 20 anos, atuou como instrutor de arte e responsável pelas oficinas de xilogravura e calcografia no Atelier Livre Xico Stockinger. Fundou o ateliê de gravura em metal do Museu do Trabalho, em 1988, o Atelier de Litografia Oficina 11, em 1992, o Núcleo de Gravuras do Rio Grande do Sul e a Associação Independente de Artistas (AINDA), em 1997. Cava também tem uma reconhecida atuação como arte-educador na rede de ensino de Viamão, especialmente na organização e realização de oficinas de xilogravura em escolas e também em praças públicas, abertas à participação da comunidade.
Projeto realizado pela Fundação Vera Chaves Barcellos recursos da Lei Complementar nº 195/2022, Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, da Prefeitura Municipal de Viamão e da Secretaria de Cultura de Viamão.