Nesta sexta, 20 de maio, o catálogo da exposição Um firme e Vibrante NÃO exibida inicialmente na Galeria Ecarta (Porto Alegre) será lançado em circuito internacional, em Nova Iorque. Vera Chaves Barcellos foi uma das artistas selecionadas pela sua participação no Grupo Nervo Óptico pelos curadores Jorge Bucksdricker e Leo Felipe para compor a exposição.

Concebida pela Galeria Ecarta, a exposição Um firme e vibrante NÃO terá seu catálogo lançado em Nova Iorque, em evento dedicado a publicações de artistas. O workshop Artists’ Publications: Revisions of Multiples and Conceptual Photography around 1970 acontecerá no dia 20 de maio, no Consultado Geral da Alemanha. O encontro internacional é promovido pela Universidade de Colônia e apresentará pesquisas de alunos de PhD que tratam da fotografia conceitual e de múltiplos produzidos na década de 1970.

Os curadores Jorge Bucksdricker e Leo Felipe, também gerente artístico da Galeria Ecarta, encerrarão o evento com a palestra The living document: the curatorial experience of Um firme e vibrante NÃO. Eles comentarão a experiência curatorial da exposição montada pela primeira vez na Galeria Ecarta, em Porto Alegre, entre dezembro de 2014 e janeiro de 2015. Na ocasião, será lançado o catálogo da mostra. O projeto gráfico da publicação, de 64 páginas, é de Flávia Felipe. A distribuição será gratuita.
“Fomos convidados para encerrar o workshop com uma participação que foge um pouco do formato acadêmico do evento e que vai explorar aspectos artísticos e curatoriais de nosso projeto. Também mostraremos um breve panorama sobre o conceitualismo e a questão dos múltiplos na arte brasileira, a pedido dos organizadores do encontro”, diz Leo Felipe.

A mostra coletiva Um firme e vibrante NÃO reuniu obras de mais de 40 artistas de distintas procedências e gerações no intuito de discutir a contracultura no Brasil, por meio de uma produção marcadamente política e irreverente. Além de Porto Alegre, foi apresentada também nas cidades de Caxias do Sul (Centro Ordovás, março-abril 2015) e Pelotas (Casa Paralela, maio-junho 2015), em itinerâncias promovidas pela Galeria Ecarta. Entre os importantes reconhecimentos, a exposição ganhou o 9º Prêmio Açorianos de Artes Plásticas na categoria Mostra Coletiva e o foi contemplada no Edital Amplificadores Prefeitura do Recife 2014-2015, por seu projeto curatorial.

Fonte: Sul 21 http://migre.me/tQJvY