Artista italiano, morto em 1990, tem obras no Acervo da FVCB. Saiba mais.

A FVCB possuí 2 adesivos Venezia-Palazzo Ducale (7 settembre-27 ottobre) e 1 adesivo Firenze-Galleria Uffizi (23 agosto-27 ottobre).


Na década de 1970, Cavellini cria adesivos com inscrições de exposições fictícias suas nos mais prestigiados museus do mundo para celebrar o centenário de seu nascimento.

A obra faz parte da série Autostoricizzazione por meio da qual o artista começa uma operação de comunicação internacional em torno de sua obra, na qual promove uma autopromoção, e prolifera sua arte em vários países.

Nessa obra o artista cria em um cartão postal uma montagem com vários personagens históricos, como Ernesto “Che” Guevara, Fidel Castro, Adolf Hitler, Benito Mussolini , Stalin, Lenin, Mao Tse-tung, Karl Marx, Francisco Franco, entre outros, e no versos traz um texto, em que faz um apelo urgente de extrema, pedindo que se evite uma guerra nuclear que poderia destruir sua produção artística.

“Texto: Faço urgente apelo a todos os povos da terra e imploro a fazer tudo ao seu alcance para evitar a eclosão de uma guerra nuclear absurda e catastrófica e, assim, promover a preservação das obras de arte que eu criei: estas obras constituem uma herança a ser transmitida e confiada a posteridade para o benefício de toda a humanidade e história universal.” (Tradução livre).