No mês de fevereiro e início de março, o público lotou as sessões de exibição das obras em videoarte do Acervo FVCB no projeto Curta no Jardim, realizado na Casa da Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre.

Com curadoria de Bruna Martin e Arthur Bonfim, integrantes do setor de Acervo Artístico da FVCB, a programação contemplou cerca de 20 obras audiovisuais selecionadas a partir do contato do trabalho museológico na catalogação e preservação da ampla coleção de arte contemporânea da Fundação.

Sessão lotada do projeto Curta no Jardim, na Casa de Cultura Mario Quintana.
Foto: Comunicação / CCMQ.

Ao longo das quatro sessões, ressaltamos a produção de Claudio Goulart (Porto Alegre, RS, 1954 – Amsterdã, Holanda, 2005); o Kanaal Zero e o contexto holandês de produção nos anos 80 e 90; experimentações de artistas nacionais e internacionais nos anos 1990 e 2000; e obras de Letícia Parente (Salvador, BA, 1930 – Rio de Janeiro, RJ, 1991) a artista e cientista que foi pioneira da videoarte brasileira na década de 70.

Mostra de videoarte apresentou obras de Claudio Goulart e de outros artistas da Coleção da FVCB.
Foto: Comunicação / CCMQ.

O projeto Curta no Jardim ganhou destaque na mídia, mobilizando centenas de espectadores. Trata-se uma realização da Casa de Cultura Mario Quintana, o Instituto Estadual de Cinema (Iecine) e a Cinemateca Paulo Amorim.

Ao todo, foram quatro sessões com videoarte da FVCB.
Foto: Comunicação / CCMQ.

Atualmente, o projeto tem continuidade com a programação do CineEsquemaNovo. Acompanhe a programação no Instagram da @ccmarioquintana