Integrando as atividades paralelas à mostra Nelson Wiegert | Fórmulas Abstratas, a Fundação Vera Chaves Barcellos, com apoio do Santander Cultural, promove o ciclo de palestras Reflexões sobre Fotografia, no próximo dia 15 de julho, no Santander Cultural, em Porto Alegre.

No próximo dia 15 de julho, às 17 horas, a Fundação Vera Chaves Barcellos promove o ciclo de palestras Reflexões sobre Fotografia, atividade paralela à exposição Nelson Wiegert | Fórmulas Abstratas. Alexandre Santos, Eder Chiodetto e Niura Ribeiro integram a mesa-redonda que debaterá a imagem fotográfica  na mostra Fórmulas Abstratas conexões entre a fotografia e a história da arte, as relações entre a fotografia não documental e a abstração.

A atividade ocorre no Santander Cultural. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: info@fvcb.com ou pelos telefones: 3228 1445 | 81021059. A FVCB emitirá certificado de participação aos interessados.

Reflexões sobre Fotografia | Atividade paralela à exposição Nelson Wiegert | Fórmulas Abstratas

Data: 15 de julho, às 17 horas.

Local: Santander Cultural,Rua 7 de Setembro,1028 | Centro Histórico, Porto Alegre – RS.

Inscrições: info@fvcb.com |3228 1445| 81021059

Entrada Franca.

 

Saiba mais sobre os palestrantes:

Alexandre  Santos

É graduado em História pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS (1990). Tem Mestrado (1997) e Doutorado (2006) em Artes Visuais, junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – PPGAV /UFRGS, com ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte. Realizou estágio doutoral (2003-2004) junto à Université de Paris III Cinéma et Audiovisuel – (Sorbonne Nouvelle, Paris, França), sob orientação do Prof. Dr. Philippe Dubois. É autor da tese, ainda inédita, A fotografia como escrita pessoal: Alair Gomes e a melancolia do corpo-outro. É Professor Adjunto IV, lotado no Departamento de Artes Visuais (DAV) do Instituto de Artes da UFRGS desde 2007, atuando nos seguintes cursos: Bacharelado em História da Arte, Bacharelado em Artes Visuais, Licenciatura em Artes Visuais, e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Ministra as disciplinas Seminários de História da Arte Contemporânea, História da Arte no Brasil IV (Arte Contemporânea no Brasil), Arte e Imagem e História da Fotografia. No PPGAV ministra a disciplina Seminário de Arte e Fotografia, onde também é orientador de mestrado e doutorado. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Percursos da fotografia na arte. Desenvolve projeto de pesquisa envolvendo a presença da fotografia na modernidade e contemporaneidade artísticas, com especial interesse pela questão das micronarrativas e da autorreferencialidade nas poéticas que envolvem a imagem fotográfica. Organizou os livros: A fotografia nos processos artísticos contemporâneos. Porto Alegre: Editora da UFRGS/SMC, 2002; Alair Gomes: um voyeur natural. Porto Alegre: SMC, 2008 e Imagens: arte e cultura. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012. Participou de diversos capítulos de livros e tem artigos em periódicos e anais de eventos, além de textos em catálogos de exposições e revistas culturais. Atua também como crítico de arte e curador independente. É membro do Comitê Brasileiro de História da Arte – CBHA, da Associação Brasileira de Críticos de Arte – ABCA, da Associação Internacional de Críticos de Arte – AICA e da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas – ANPAP.

Eder Chiodetto

Mestre em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (2008), com a dissertação Fotojornalismo: Realidades Construídas e Ficções Documentais. Possui graduação em Comunicação Social Aplicada, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de São Paulo (1992). Atualmente é Curador de Fotografia do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Trabalhou por 13 anos no jornal Folha de S.Paulo, na função de repórter-fotográfico (04 anos) e de editor de fotografia (09 anos). Tem experiência na área de Fotografia, com ênfase em artes, atuando principalmente nos seguintes temas: curadoria, ensino, exposição, crítica, livro, fotojornalismo e reportagem.

Niura Legramante Ribeiro

Doutora em História, Teoria e Crítica da Arte, pelo PPGV de Artes Visuais, Instituto de Artes, UFRGS (2013), com a tese, Entre a lente e o pincel: interfaces de linguagens; é Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1995); possui Graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Santa Maria (1984). Realizou Estágio de Doutorado Sanduíche, na Université Paris-I, Panthèon Sorbonne, Paris, França, de setembro de 2011 a março de 2012, com o prof. Dr. Michel Poivert. Professora Adjunto A de História, Teoria e Crítica da Arte, no Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS. De agosto de 2001 a julho de 2013 atuou como Professora da Universidade Feevale, RS. De 1997 a 2014 foi Professora de História Teoria e Crítica da Arte no Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Tem trabalhos de pesquisa na área teórica de Artes, especialmente, com ênfase em Fotografia e Artes Visuais na contemporaneidade. Desenvolve pesquisa sobre as relações da fotografia com a pintura e a gravura. Escreve para revistas especializadas e livros de arte e para catálogos de exposições de artistas brasileiros. Participa de seminários, congressos e encontros na área de História da Arte. Participou do Júri do Prêmio Porto Seguro de Fotografia 2008, em São Paulo, SP; do Júri do II (2007) e do VII (2013) Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, em Porto Alegre, Júri da XVIII Bienal Brasileira de Arte Fotográfica em Cores (2013), Juri de Seleção e Premiação do III Concurso IEAVI,RS (2013), Júri do Salão do Jovem Artista da RBSTV, em Porto Alegre, RS, Comissão de Seleção e Premiação do III Prêmio do IEAVI, RS(2014). Membro do Colegiado do DAV, UFRGS (2015-2016).