No mês de junho, a  Fundação Vera Chaves Barcellos recebeu obras dos artistas Lourival Cuquinha, Marilá Dardot e Paulo Bruscky, através do  Clube de Colecionadores do Museu de Arte Moderna – MAM, de São Paulo.

Criados com o objetivo de fomentar o colecionismo e incentivar a produção artística brasileira, o intercâmbio das obras dos clubes de colecionadores de gravura e fotografia, realizados pelos MAM, são selecionadas pelos renomados curadores Eder Chiodetto, do Clube de Fotografia, e Cauê Alves, do Clube de Gravura. No último mês, o acervo da FVCB recebeu trabalhos dos pernambucanos Lourival Cuquinha (1975), Paulo Bruskcy  (1949) e da mineira Marilá Dardot (1973). Os trabalhos passam a integrar a Coleção Artistas Contemporâneos do Acervo FVCB. Lembramos que o Centro de Documentação e Pesquisa da Fundação Vera Chaves Barcellos possui publicações diversas, entre catálogos, livros, convites de exposição e informativos sobre os artistas.

 

 

A partir de 20 de junho, o Museu de Arte Moderna de São Paulo apresenta a mostra 30 Anos doClube de Colecionadores de Gravura, com a exposição das 173 obras produzidas em três décadas por artistas de variados perfis e gerações. Desde 1986, o Clube de Colecionadores de Gravura do MAM tem como objetivo fomentar o colecionismo brasileiro ao permitir que um grande número deinteressados possa se associar e adquirir trabalhos de arte, incentivando também a produção artística. Em todos esses anos, o Clube viabilizou a execução de projetos especiais desenvolvidos por artistas convidados e, simultaneamente, ampliou o acervo do museu. Com curadoria de Cauê Alves, também gestor do Clube desde 2006, a mostra segue até 21 de agosto.