O Curso O museu como espaço de aprendizagem, voltado para professores/as da Educação Básica, é realizado pela Feevale, com apoio da Fundação Vera Chaves Barcellos.

Trata-se de uma ação do projeto O museu como espaço de aprendizagem: experiências de aprendizagem inventivas, interativas e híbridas no contexto da cultura digital, que tem como proposta fomentar práticas pedagógicas inventivas com tecnologias digitais envolvendo os museus.

O curso é gratuito e on-line, com carga horária de 20h:

  • Encontro 1 | 2h – O museu na escola
  • Encontro 2 | 2h – Aprendizagem inventiva, PLE e tecnologias digitais
  • Encontro 3 | 2h – Orientação para desenvolvimento de prática educativa
  • Atividades a distância | 12h – Desenvolvimento e registro da prática educativa com os/as alunos/as
  • Encontro final | 2h – Socialização das práticas

As aulas ocorrem ao longo do mês de outubro e início de novembro. Ao todo, serão quatro turmas.

As atividades serão conduzidas pela coordenadora do projeto, Patrícia Bassani, Dra. Informática na Educação; e por Franciele Amaral e Daiana Steyer, doutorandas do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Feevale.

TURMAS

Turma 1: segunda-feira a noite (das 19h30 às 21h30)

  • Encontro 1: 03/out
  • Encontro 2: 10/out
  • Encontro de orientação: 17/out
  • Socialização das práticas: 07/nov

Turma 2: terça-feira manhã (das 9h às 11h)

  • Encontro 1: 04/out
  • Encontro 2: 11/out
  • Encontro de orientação: 18/out
  • Socialização das práticas: 08/nov

Turma 3: quarta-feira a noite (das 19h às 21h30)

  • Encontro 1: 05/out
  • Encontro 2: 19/out
  • Encontro de orientação: 26/out
  • Socialização das práticas: 23/nov

Turma 4: sexta-feira a tarde (das 14h às 16h)

  • Encontro 1: 07/out
  • Encontro 2: 14/out
  • Encontro de orientação: 21/out
  • Socialização das práticas: 11/nov

INSCREVA-SE: https://forms.gle/armwUcx4QH54nRxM6

O projeto, contemplado no Edital Fapergs Sebrae/RS 03/2021, articula-se ao Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, na linha de pesquisa Linguagens e Tecnologias, na Universidade Feevale, com apoio institucional da Fundação Vera Chaves Barcellos.