Na manhã do último sábado, 28/10, professores/as e arte-educadores/as estiveram presentes na Sala dos Pomares da FVCB para o lançamento do Material Educativo da exposição Eloquência e Eficácia: figuras do discurso.

Apresentação das obras que integram o Material Educativo

O público foi recepcionado com um café da manhã na área externa e, na sequência, houve a distribuição gratuita do Material Educativo, elaborado pela equipe do Programa Educativo da FVCB, formada por Margarita Kremer, Ethiene Nachtigall e Yuri Flores Machado.

Professores/as e arte-educadores/as tiveram a oportunidade de participar de uma visita mediada na Sala dos Pomares

Na oportunidade, também foi realizada uma visita mediada pela mostra coletiva, com ênfase nas obras que integram o conteúdo das proposições pedagógicas. O objetivo é ampliar as possibilidades de abordagem da arte contemporânea no espaço escolar.

Percurso pela mostra Eloquência e Eficácia: figuras do discurso

“O Programa Educativo da FVCB oferece um recorte do conjunto de obras apresentado na exposição ‘Eloquência e eficácia: figuras do discurso’, colocando-o em diálogo com a atividade docente, trabalho humano tão íntimo desses dois substantivos femininos, na perspectiva de suplementar o trabalho dos professores em sala de aula. São propostas de atividades que propõem uma forma específica de conhecimento de mundo, o das obras de arte, com os saberes que são desenvolvidos e trabalhados na escola.” (Trecho do texto de apresentação do Material Educativo Eloquência e Eficácia, 2023).

Em breve, a versão digital do Material Educativo estará disponível no site da FVCB. Para solicitar a versão impressa é necessário entrar em contrato pelo e-mail educativo.fvcb@gmail.com ou pelo Whatsapp (51) 98229 3031, combinando a retirada na Sala dos Pomares, em Viamão, ou no Centro de Documentação e Pesquisa, no Centro Histórico de Porto Alegre.

 

Material Educativo Eloquência e Eficácia

• Organização e Produção: Katiana Ribeiro
• Textos: Margarita Kremer, Ethiene Natchigall e Yuri Flores Machado
• Revisão: Henrique Guerra
• Fotografias: Leopoldo Plentz e Acervo FVCB
• Design Gráfico e Diagramação: Sandro Ka
• Impressão: Ideograf Gráfica e Editora