No dia 12 de outubro, recebemos parte da equipe curatorial da 31ª Bienal de São Paulo, Galit Eilat e Pablo Lafuente visitaram à exposição Inéditos, ou quase…. de Vera Chaves Barcellos na Sala dos Pomares em Viamão.


A equipe curatorial fez reunião aberta com a comunidade artística no Santander Cultural no dia 11. O evento configurou-se como parte fundamental da 31ª Bienal em seu impulso central de intercâmbio e formação. Formulando questões, expondo intenções, ideias e desenvolvimentos preliminares ligados ao projeto curatorial, estes encontros em São Paulo e em diferentes cidades do Brasil buscam incorporar artistas, críticos, curadores e o público em geral no processo de concepção e organização da exposição, servindo simultaneamente como ferramenta de pesquisa e como forma de avaliação crítica.

Após o encontro de Porto Alegre (out/2013), eventos da mesma natureza acontecerão em Recife e Fortaleza (nov/2013), São Paulo (dez/2013), Salvador (dez/2013), Belém (jan/2014) e Belo Horizonte (fev/2014), entre outros (locais e datas a serem confirmados). Todos os encontros serão documentados e avaliados, com o resultado disponibilizado no site da Bienal (www.bienal.org.br) a fim de possibilitar o acesso ao projeto curatorial enquanto processo pedagógico aberto.