Foi criada uma página no facebook sobre o grupo Nervo Óptico.  A história, obras, trabalhos, notícias do coletivo que agitou a cena contemporânea das artes visuais em Porto Alegre nos anos 1970 estarão presentes na fanpage. Saiba mais sobre o grupo, aqui.

Entre os dias 09 e 10 de dezembro de 1976, o MARGS sediava as ATIVIDADES CONTINUADAS, exposição aberta ao público proposta pelos artistas Carlos Asp, Carlos Pasquetti, Clovis Dariano, Jesus Escobar, Mara Alvares, Romanita Disconzi, Telmo Lanes e Vera Chaves Barcellos.

O evento pode ser considerado como disparador das ações do grupo Nervo Óptico, um referencial para o debate sobre conceitualismo, arte experimental, fotografia, performance na arte brasileira.

Durante essa mostra, os artistas veicularam um texto-manifesto, com posicionamentos sobre as relações arte, sentido critico e o papel, mais ou menos determinante, do mercado sobre a criação artística.

Nervo Óptico, em sentido estrito, é uma publicação na forma de um cartazete impresso em off-set, P&B, tiragem em torno de dois mil exemplares, 32 x 22cm, destinado à distribuição gratuita e apresentado como uma “publicação aberta a divulgação de novas poéticas visuais”, realizado por treze edições mensais, entre abril de 1977 e setembro de 1978, tendo por idealizadores e produtores os artistas Carlos Pasquetti, Carlos Asp, Clóvis Dariano, Mara Alvares, Telmo Lanes e Vera Chaves Barcellos. A linguagem principal era a fotografia e a tipografia; e a proposta consistia em que em cada número/edição do cartazete fosse apresentado um trabalho desenvolvido especificamente por um artista, integrante do grupo idealizador ou convidado.

A página pode ser acessada neste endereço: www.facebook.com/NervoOptico40anos