A Fundação Vera Chaves Barcellos está entre os finalistas do Prêmio ABCA 2023, distinção concedida a artistas visuais, curadores, críticos, autores e instituições culturais que mais contribuíram para a cultura nacional em 2023.

Agradecemos pela indicação na categoria do Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade, destinado à instituição por sua programação. Parabenizamos as demais instituições culturais reconhecidas pela ABCA na referida categoria: a Pinacoteca do Ceará – Fortaleza (Ceará) e o MON – Museu Oscar Niemeyer – Curitiba (Paraná), assim como os demais finalistas.

A lista foi elaborada a partir das indicações que os/as associados/as da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) enviaram para discussão e aprovação em reunião da Diretoria ocorrida nesta quarta-feira, 24/04.

O Prêmio ABCA é realizado anualmente desde 1978 e reconhece diversos agentes que atuam no campo das artes visuais. O Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade foi instituído em 2000 e reconhece instituições pela programação e atividades no campo da arte. O primeiro nome a receber o Prêmio foi em 2000 – Centro Cultural Banco do Brasil, RJ. Outros nomes que receberam o Prêmio foram 2007 – Instituto Tomie Ohtake, SP, 2008 – Serviço Social do Comércio, Sesc Cultural, SP, 2010 – Museu Oscar Niemeyer, PR, 2013 – Centro de Arte Contemporânea Inhotim, MG, 2014 – Fundação Iberê Camargo, RS, 2019 – Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, MAMAM, Recife, PE apenas para citar alguns nomes.

Rodrigo Mello Franco de Andrade (Belo Horizonte, MG, 1898 – Rio de Janeiro, RJ, 1969). Advogado, jornalista e escritor. Iniciou suas atividades profissionais em 1921, como colaborador do jornal O Dia. Em 1926, Rodrigo tornou-se redator-chefe da Revista do Brasil, que se transformou em um importante instrumento de manifestação dos ideais modernistas. Comandou o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN, atual IPHAN), da sua fundação em 1937 até o ano de 1967, além da publicação de livros e outras contribuições para o cenário cultural brasileiro.