A Fundação Vera Chaves Barcellos é destaque na capa do Segundo Caderno do Jornal Zero Hora, nesta quarta-feira, 15/02. Com texto da jornalista Fernanda Polo e imagens do fotojornalista André Ávila, a reportagem traz um panorama da instituição que celebra os resultados obtidos ao longo de 2022, bem como as perspectivas para 2023.

A matéria, também disponível para leitura no GZH Digital, ressalta a atuação da professora e pesquisadora Bruna Fetter à frente da Direção Cultural da FVCB, desde abril do último ano. Haverá consequências, atual mostra em cartaz na Sala dos Pomares, marca a primeira curadoria assinada por Bruna Fetter dentro do programa expositivo da Fundação.

Em entrevista, Vera Chaves Barcellos, artista e diretora presidente da FVCB, reconhece o alcance que a instituição tem conquistado no cenário cultural brasileiro no Exterior. Ela enfatiza, ainda, as contribuições de Bruna Fetter para fortalecer cada vez mais o trabalho desenvolvido pela equipe.

Acerca do horizonte da FVCB, denota-se a valorização da nossa ação educativa por meio do programa público da exposição Haverá consequências, com a distribuição do Material Educativo para professores/as e arte-educadores/as – previsto para circular a partir de março –, e as atividades paralelas; além do lançamento do catálogo na Semana Nacional dos Museus, no mês de maio.

Para o segundo semestre, anunciamos uma grande exposição que já está em fase de pré-produção e que terá a curadoria compartilhada entre Ana Albani e Paulo Silveira, professores e membros do Conselho da FVCB. E mais: o apoio institucional ao projeto de documentário em curta-metragem sobre o artista Wilson Cavalcanti, o Cava, dirigido por Karine Emerich e Hopi Chapman, com financiamento do Edital FAC Filma RS da Secretaria do Estado da Cultura; bem como outras iniciativas em andamento.