A Fundação Vera Chaves Barcellos está presente na 18ª Feira Literária de Viamão, na Praça Cônego Bernardo Machado em frente à Igreja Matriz, no Centro do município.

Yuri Flores Machado e Margarita Kremer, da equipe FVCB, no estande do evento

No estande da FVCB, estão sendo comercializados catálogos de exposições, livros da artista Vera Chaves Barcellos e do artista Patricio Farías, bem como outras publicações, incluindo edições da Revista Pomares. Também há cartões-postais e camisetas com estampas exclusivas criadas por Vera Chaves Barcellos.

Além do espaço dedicado à arte contemporânea na Flivi, preparamos uma programação cultural com atividades gratuitas, sem necessidade de inscrição prévia. Confira:

 

>> VISITAS MEDIADAS NA SALA DOS POMARES
De 24 a 27/09, haverá transporte oferecido pelo evento para o público visitar a exposição Sem Metáfora, na Sala dos Pomares da FVCB. Saída: sempre às 9h30, na Praça da Igreja Matriz de Viamão.

 

>> PALESTRA ARTE E LITERATURA: APROXIMAÇÕES
Data: 24/09, terça-feira, das 16h30 às 17h30
Local: Espaço Contação de Histórias
Duração: 1 hora
Público: Classificação livre

Neste encontro, Aline Zimmer e Yuri Flores Machado, historiadores da arte e integrantes da equipe do Centro de Documentação e Pesquisa da FVCB, abordarão os possíveis diálogos entre arte contemporânea e literatura, com exemplos de obras do Acervo Artístico da FVCB.

 

OFICINA DE COLAGEM SEM METÁFORA/COM METÁFORA – LINGUAGENS DA ARTE
Data: 25/09, quarta-feira, das 16h30 às 18h
Local: Espaço Contação de Histórias
Duração: 1h30
Público: Classificação livre
Obs.: Material incluso.

A partir de algumas obras mostra Sem Metáfora, que está em cartaz na Sala dos Pomares, Margarita Kremer e Ethiene Nachtigall, arte-educadoras do Programa Educativo da FVCB, irão conduzir exercícios criativos de apropriação e colagem de imagens e textos.

 

SOBRE A 18ª FLIVI

A programação completa da Feira Literária de Viamão – Flivi está disponível no site do evento (flivi.org). O evento teve início no último fim de semana e segue até domingo, 29/09. O patrono desta edição é o historiador e escritor Alcy Cheuiche, que tomou posse na quinta-feira, dia 19/09, antes da apresentação da Ospa, na Igreja Matriz.

A Flivi conta com o financiamento do Pró Cultura RS – Secretaria da Cultura e Governo do Estado do RS, e tem os patrocínios de CEEE Equatorial, Cestto Atacadista e Coopernorte. A produção é do Engenho da Arte e a realização é da Prefeitura Municipal de Viamão.