Acompanhe nossas publicações sobre a obra de Vera Chaves Barcellos. Este post destaca a apropriação de imagens feita pela artista. Nas palavras do filósofo François Soulages, nas últimas décadas Vera Chaves Barcellos persegue seu trabalho sobre imagem principalmente por meio de imagens peliculares, imagens vídeo e fotos.

 

Vera Chaves Barcellos utiliza em sua produção criativa a imagem fotográfica não como fotógrafa, mas como artista. Desde o início dos anos 2000, Vera tem dado sequência à sua investigação acerca da imagem por meio de imagens peliculares.

Por imagens peliculares entendemos imagens fotografadas da televisão e que reproduzem imagens de filmes. O processo envolve a captação da imagem a partir da imagem televisiva, sua restituição com a fotografia, sua montagem: a composição de um conjunto de algumas imagens que propõe a ficcionalização do todo.  O espectador, desse modo, é convidado a projetar lembranças, emoções, fantasmas, angústias sobre essas imagens e assim conferir sentido. Por outro lado, Vera ao fazer a imagem se apresenta como espectadora-criadora: com efeito, é porque ela reagiu às imagens de televisão que as fotografou e, por isso mesmo, que fez obra.  (Fonte: SOULAGES, François. Obras Incompletas. Zoulk: Porto Alegre, 2009).

 

O Beijo (obra que ilustra este post), 2001, é um a obra dessa série denominada De Película. A apropriação de imagens, tanto quanto o uso de imagens próprias, tem acompanhado a trajetória da artista em muitas décadas.