O encerramento da mostra Destino dos Objetos foi marcado pelo lançamento do catálogo homônimo. Cerca de 200 visitantes prestigiaram o último dia da exposição e o lançamento da publicação.

Inaugurada em 22 de agosto de 2015, Destino dos Objetos | O artista como colecionador e as coleções da FVCB integrou o programa expositivo da Fundação Vera Chaves Barcellos durante o 2° semestre de 2015.

Pensada a partir da ideia de coleção – tanto de obras de arte como procedimento criativo adotado por artistas – Destino dos Objetos destacou obras das coleções da FVCB e ainda apresentou trabalhos de artistas convidados: Amanda Teixeira, Jailton Moreira e Lucas Levitan, Marco Antônio Filho e Michael Chapman; contabilizando uma seleção múltipla de 50 artistas de variadas nacionalidades.

Amplamente visitada desde sua abertura, através da mediação do Programa Educativo, Destino dos Objetos proporcionou experiências de  diferentes públicos escolares com a produção artística contemporânea. Entre os registros oficiais, contabilizamos 506 alunos da rede municipal, 126 alunos da rede estadual, 70 alunos do ensino superior, 276 visitantes espontâneos.

Como resultado das ações do Programa, a Fundação distribuiu gratuitamente  o Material Educativo | Destino dos Objetos aos professores, com sugestões de leituras, filmes e atividades a partir de temas transversais pensados a partir de trabalhos em exibição.

O lançamento do catálogo Destino dos Objetos ocorreu no último sábado, 19 de dezembro. Com distribuição gratuita vinculada ao evento de lançamento, a publicação apresenta imagens da exposição e traz o texto curatorial de Eduardo Veras e uma entrevista inédita com os artistas Vera Chaves Barcellos e Patricio Farías.

O evento marcou o encerramento das atividades públicas da Fundação Vera Chaves Barcellos em 2015, ano em que a Fundação apresentou duas grandes exposições (a individual de Nelson Wiegert e esta coletiva) e uma produtiva programação de palestras, encontros com artistas, teóricos, curadores – que reafirmam o compromisso da instituição na difusão da arte contemporânea e  no fomento de  um debate qualificado, marcados pelo investimento na formação de novos públicos.