León Ferrari

O artista plástico argentino León Ferrari, conhecido por sua atitude controversa e por suas denúncias contra o poder e a intolerância, morreu em 25/07/13 em Buenos Aires. Ele era tido como um dos artistas vivos mais importantes daquele país. A causa de sua morte ainda não foi divulgada. Nascido em Buenos Aires em 1920, Ferrari ganhou projeção internacional por seu trabalho provocativo sobre temas como a guerra, a religião, o poder e o sexo. Em 1946, começou seu trabalho artístico e em 1976, após a chegada da ditadura militar argentina, exilou-se no Brasil. Em 2007, recebeu o Leão de Ouro da 52° Bienal de Veneza e, em 2012, o prêmio Konex de Brilhante, entregue na Argentina. Em uma de suas últimas exposições, em 2004, em Buenos Aires, levantou polêmica pela representação de Cristo crucificado sobre um avião militar americano.

Texto publicado originalmente no site da revista Veja (http://veja.abril.com.br), com informações da agência EFE | 25/07/13.

 

Compartilhar:

Confira também

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.