Warning: A non-numeric value encountered in /home/fvcb/www/site/wp-content/plugins/lightbox-gallery/lightbox-gallery.php on line 478

Conheça alguns dos exemplares de livros de artistas catalogados no Acervo da FVCB.

O livro de artista, como conhecemos atualmente, consolidou-se como categoria autônoma das Artes Visuais na segunda metade do século XX e seguiu, segundo Ludmila da Silva Ribeiro de Britto, “o desejo das atitudes artísticas dos anos 1960 e 1970 de ampliar e buscar novos caminhos para a arte, questionando os espaços expositivos convencionais e propondo aos espectadores experiências estéticas sinestésicas que rompiam com uma contemplação restrita à visualidade vinculada aos espaços consagrados das galerias e museus”.

Essa tendência foi acompanhada por grandes artistas simultâneos da arte postal e outras técnicas, como é o caso de Paulo Bruscky, Daniel Santiago e Hudinilson Jr. A FVCB possui catalogado em seu acervo um número expressivo de trabalhos, tanto individuais como coletivos. Como é o exemplo dos trabalhos “Livro dos sete dias – Exercício coletivo em preto e branco”, “Livros são papéis pintados com tinta”, “Olvidos, abandonos.” e “Creacion”.