Performance Momento Vital, de Vera Chaves Barcellos no Museu da Pampulha em Belo Horizonte

Vera Chaves Barcellos realiza performance Momento Vital no Museu da Pampulha neste final de semana em Belo Horizonte.

A programação que conta com a mesa-redonda, performance e lançamento de livros, inicia às 11h, no dia 05 de outubro, às 12h30, acontece a performance da artista Vera Chaves Barcellos. Realizada pela primeira vez em 1979 no Espaço NO, a artista lê um livro composto por um único parágrafo. Em cada página, a leitura se constitui se repete e se fragmenta. Em suas palavras: “é uma dinâmica de leitura que quebra o encanto do momento, da fruição, de algo que seria único e que não tornaria a acontecer. De certa forma, é também uma metáfora da vida que se leva intensamente e que cada vez, que se reflete sobre ela, deixa-se de viver um pouco”. Além da performance, Vera Chaves Barcellos estará lançando a segunda edição do seu livro, publicado há mais de trinta anos.

Programação

O evento “Performance em Livro de Artista” é uma oportunidade para o público assistir uma mesa-redonda com a participação da editora e pesquisadora Regina Melim, autora do livro Performance nas Artes Visuais (Zahar, 2008), e do artista e professor Wilson de Avelar. A mediação é de Amir Cadôr, curador da exposição que acontece no Museu da Pampulha até o dia 13/10.

Após a mesa-redonda, às 12h30, o público poderá ver uma performance da artista gaúcha Vera Chaves Barcellos, que vem a Belo Horizonte para fazer o lançamento da segunda edição do seu livro, publicado há mais de trinta anos. Em Momento vital, performance realizada pela primeira vez em 1979, a artista lê um livro composto por um único parágrafo.

Em seguida, às 13h, acontecerá o lançamento do número dois de ¿Hay en Portugués?, uma publicação que tem seu foco em documentos de Performance, sobretudo, Performances Latinoamericanas. Entre os documentos e textos traduzidos este número trará correspondência inédita entre Alex Hamburger, Ricardo Basbaum e RoseLee Goldberg, além de um inventário listando performances ocorridas nas últimas décadas na América Latina. Trará ainda tradução de dois textos de referência para os estudos de Performance: A performatividade dos documentos de Performance, de Philip Auslander e, Sobre performance (e outras complicações) de Jens Hoffmann e Joan Jonas.

Exposição “Ainda: O livro como performace” apresenta quase cinquenta livros de artistas que mostram algumas das possíveis relações entre livro e performace. De 5 de setembro a 20 de outubro de 2013, de terça a quinta, das 9 às 19h.

 

Performance Momento Vital, de Vera Chaves Barcellos no Museu da Pampulha em Belo Horizonte

Quando:               dia 5 de outubro, às 12h30.

Museu da Pampulha

Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 16585

Belo Horizonte/MG

Telefone: (31) 3277-7946

Mais: http://www.bhfazcultura.pbh.gov.br/?q=node/1671