Ana Albani de Carvalho, curadora da mostra Nervo Óptico: 40 anos apresentou no congresso CSO LISBOA 2017, comunicação sobre a atuação do grupo de artistas e sobre a mostra que atualmente está em cartaz na Sala dos Pomares.

A atuação do Nervo Óptico e as respectivas mostras, debates e estudos sobre o grupo de artistas estiveram presentes no CSO  Internacional Criadores Sobre outras Obras, que acontece em Lisboa até 12 de abril.

Ana Albani de Carvalho, professora e pesquisadora vinculada ao Instituto de Artes da UFGRS, destaca que ao apresentar sobre a série Triacantho (imagem em destaque) no Congresso CSO Lisboa 2017,  teve a oportunidade de mostrar, em caráter inédito, algumas imagens do making off desta série de fotografias que articula encenação para foto e intervenção em desenho. As fotos impressas, em grandes dimensões, também era um fato raro em 1975, quando a obra foi realizada em autoria coletiva por Carlos Pasquetti, Clóvis Dariano, Mara Alvares e Fernanda Cony. Essa obra pertence ao acervo da Pinacoteca do Instituto de Artes da UFRGS e pode ser vista na exposição Nervo Óptico: 40 anos até 22 de julho na Fundação Vera Chaves Barcellos, Sala dos Pomares.