Lucia Marques, bacharelanda em História da Arte pelo Instituto de Artes da UFRGS visitou o CDP para pesquisar sobre os artistas participantes do Nervo Óptico. 

A atuação do Nervo Óptico (1976/1978) impactou fortemente a forma de produzir e difundir a arte no convencional e conservador circuito artístico gaúcho. Em 2016 completam-se 40 anos da constituição do grupo, data que culminou na exposição Nervo Óptico: 40 anos, em cartaz, atualmente, no Centro Cultural São Paulo. Coincidentemente, na última semana, o Centro de Documentação e Pesquisa da FVCB recebeu a visita de Lucia Marques, graduanda em História da Arte pela UFRGS, que realiza pesquisa sobre os artistas do Nervo Óptico para o seu trabalho de conclusão do bacharelado.

O Centro de Documentação e Pesquisa da FVCB é um dos polos de referência, no Sul do Brasil, em documentação sobre a produção artística contemporânea. Situado na região central de Porto Alegre, o Centro recebe pesquisadores de forma gratuita, de segunda à sexta, sempre mediante prévio agendamento pelo e-mail: arquivo@fvcb.com.