Com exibição prevista para  terça-feira, 22 de abril, às 20h, e com
reprise no sábado, 26 de abril, às 23h30, documentário apresenta o experimentalismo artístico nos anos 70 em Porto Alegre.

 

Nervo Óptico – Procura-se um Novo Olho, exibe a experiência dos artistas Carlos Asp, Carlos Pasquetti, Clovis Dariano, Mara Alvarez, Telmo Lanes e Vera Chaves Barcellos, que, entre 1976 e 77, publicaram treze cartazetes denominados “Nervo Óptico”.

Com roteiro de Karine Emerich e direção de Karine Emerich e Hopi Chapman, o documentário traz além de entrevistas com os seis artistas, complementadas pelo depoimentos de Romanita Disconzi e Elton Manganelli; alguns trabalhos inéditos deste período ainda , como filmes em super 8, e outros que foram revistos ou recriados pelos próprios artistas.

Iniciando sua formação nos anos 1960, esta geração de artistas  é vinculada à crítica das relações entre arte e mercado e dedicada ao investimento no caráter experimental da arte, ao intercâmbio com artistas e produtores de outros centros e às relações entre Arte e Vida.

O investimento no debate sobre a contemporaneidade da arte em Porto Alegre, através de encontros, debates, exposições, intervenções e ações no espaço urbano, com intenso emprego da fotografia, do vídeo, do Super-8, além da instalação e da performance,  tornou o grupo a referência local para o experimentalismo artístico vivido no mundo.

Assista a uma prévia do documentário aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=ymRrDxKwvlQ