Chega ao Centro de Documentação e Pesquisa -CDP-, A Poética do Espaço (1957), livro escrito por Gaston Bachelard (1884 – 1962),  epistemólogo francês e filósofo da ciência. A profunda incursão feita por Bachelard nas imagens poéticas relacionadas a uma fenomenologia do Espaço ampliam e diversificam as possibilidades de leitura das obras da exposição Um Salto no Espaço, em cartaz na Sala dos Pomares, até dia 29 de novembro.

O Centro de Documentação e Pesquisa da Fundação Vera Chaves Barcellos comunica a aquisição de A Poética do Espaço, importante obra da cultura ocidental. No livro, Bachelard  toma o espaço “como um instrumento de análise para a alma humana”, apresentando uma visão fenomenológica do espaço, através de uma abordagem interdisciplinar que põe em diálogo a Literatura, a Filosofia e a Psicologia. A Poética do Espaço é dividida em 10 capítulos, nos quais são demonstradas diferentes dimensões de significados de diversos tipos de espaço.

A exposição da FVCB, Um Salto no Espaço, partindo de Um Salto no Vazio, do artista francês Yves Klein,  exibe múltiplas percepções do espaço: desde a ocupação do espaço real à sua representação virtual, do espaço íntimo ao espaço urbano, do universo psicológico ao território social, da reconstrução ficcional ao documento do real, do cheio ao vazio, do sólido ao etéreo, da presença material ao jogo da imaginação.

O Centro de Documentação e Pesquisa da FVCB  fica no Centro Histórico de Porto Alegre, na Avenida  Júlio de Castilhos, 159, no 6° andar, Sala 601. Para melhor atender visitantes e pesquisadores, a visitação ao CDP é feita sempre mediante agendamento prévio, pelo e-mail: arquivo@fvcb.com.

O horário de funcionamento do CDP é de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h.