Nesta quinta-feira, dia 13 de Novembro, a Bolsa de Arte inaugura a exposição Esculturas e Outras Coisas, do artista chileno Patricio Farías.
“A realidade tende a desaparecer.”
Residente no Brasil desde o início da década de 80, o artista chileno apresenta, na mostra, um recorte significativo de sua produção que abrange esculturas, objetos e trabalhos gráficos sobre papel, além de fotografias.
Adolfo Montejo Navas utiliza a palavra coisário, um neologismo, para tratar da obra de Farías, ao se referir a certa fantasmagoria semi-disfarçada, que além de expor uma miscelânea de trabalhos e um imaginário mais grave do que se costuma contemplar no contexto estético brasileiro, transfere para a estratégia perceptiva do artista uma ironia e sarcasmo que estão longe de serem só formais.
Para o poeta e crítico de arte, na obra de Patricio Farías sujeito, objeto, experiência são uma tríade a ser regulada de novo, em parte, pelas doses de cumplicidade (aproximação), hermetismo (distância) e ironia (reserva) embaralhadas como naipes ante nossos olhos atônitos, por um baralho estético que nos pede jogar com a linguagem, com a realidade, e com a história estética moderna e contemporânea.
A abertura da exposição contará com a presença de Adolfo Montejo Navas. Acesse o texto de Montejo no site da Bolsa de Arte: http://bit.ly/1xh3QHr.
Exposição: Esculturas e Outras Coisas – Patrício Farias
Abertura: 13 de novembro (quinta-feira), às19h00
Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 365
Telefone: 51 33326799 / 33316459
Horários: Segunda à sexta, das 10h às 19h
Sábado: 10h às 13h30
www.bolsadearte.com.br
portoalegre@bolsadearte.com.br
