Fruto de longa pesquisa, o livro Julio Plaza Poética | Política é a primeira publicação dedicada a documentar a produção desse importante artista e teórico pioneiro da arte tecnológica.

Ricamente ilustrado com imagens de obras de diferentes épocas, o livro reúne entrevistas, textos de artistas e teóricos, além do artigo inédito do poeta, tradutor e ensaísta Augusto de Campos que, ao lado de Haroldo de Campos e Décio Pignatari, iniciou o movimento internacional da poesia concreta no Brasil.

De sua colaboração com Julio Plaza surgiram os célebres Poemóbiles, de 1968 e Caixa Preta, de 1975, volumes impressos que permitem ao leitor transformá-los em objetos poéticos tridimensionais e ainda o livro-poema Re-Duchamp, de 1976, obras que foram exibidas na exposição dedicada ao artista realizada pela FVCB em 2012. Acesse aqui a versão digital: FVCB_JuiloPlaza_Livro_versao_web_20012014 (1)

Acesse  aqui o link:  http://www.youtube.com/watch?v=bOhsAjTBhBM  para video-documentário sobre a vida e obra do artista, realizado pela Fundação Vera Chaves Barcellos e pelo Museu de Arte Contemporânea da USP.

A Fundação Vera Chaves Barcellos está enviando através de seu programa de intercâmbio a publicação impressa para instituições culturais do Brasil e do mundo.

“Este projeto foi contemplado pelo Edital Conexão Artes Visuais Minc/Funarte/Petrobras por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura”.