Charlene Cabral, graduanda em História da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi Destaque no SIC por pesquisa realizada junto a fontes primárias disponíveis no arquivo documental (CDP) e no acervo artístico da Fundação Vera Chaves Barcellos.

Um dos principais acervos de Arte Postal do Sul do Brasil, o Acervo da FVCB foi base para realização de um projeto de pesquisa  que recebeu Destaque nesta edição do Salão de Iniciação Científica.

A pesquisa realizada por Cabral – em desenvolvimento no âmbito da iniciação científica (CNPq) do Bacharelado em História da Arte (DAV-UFRGS) – intitulada Pessoal e transferível: da ação ao objeto no contexto da Arte Postal, teve início em janeiro desse ano e sua finalização está prevista para julho de 2016.

Com orientação da professora e artista Elida Starosta Tessler, insere-se no contexto mais amplo do grupo p.a.r.t.e.s.c.r.i.t.a.Textos Literários e seus contextos na Arte Contemporânea: livro, palavra e imagem.

Trabalho de Paulo Bruscky, pertencente à Coleção Artistas Contemporâneos.

A pesquisa é focada nos elementos constituintes e associados à rede mundial de Arte Postal. Um dos objetivos é aprofundar o conhecimento sobre as diferentes fases da rede – incluindo seu ápice nas décadas de 1970 e 1980 – e observar a incorporação desse tipo de ação artística no contexto da vanguarda porto-alegrense dessa mesma época vinculada ao Espaço N.O. Outro objetivo, e o mais importante, é partir desse conhecimento para investigar o atual momento da Arte Postal, buscando uma compreensão sobre as possibilidades ou impossibilidades (potências ou impotências) de se ainda praticar esse tipo de ação (gesto-signo) na contemporaneidade.

Este trabalho vem sendo realizado através de pesquisa junto às fontes primárias disponíveis no arquivo documental e no acervo artístico da Fundação Vera Chaves Barcellos, bem como através de pesquisa bibliográfica, mas, sobretudo, através de uma prática ativa, poética e investigativa a cerca das reverberações da rede de Arte Postal nos dias de hoje.

O Salão de Iniciação Científica (SIC) constitui-se em um espaço para a divulgação, a promoção e o acompanhamento dos trabalhos de Iniciação Científica desenvolvidos por alunos de graduação da UFRGS e de outras Instituições de Ensino Superior (IES).