Programa Educativo

Apostando no potencial socialmente transformador da arte, a Fundação Vera Chaves Barcellos deu início, em 2011, ao seu Programa Educativo. Com o objetivo de proporcionar experiências significativas e aproximar educadores, estudantes e público em geral da produção artística contemporânea, o Programa atua em três frentes principais: as Visitas Mediadas à Sala dos Pomares, a Formação Continuada em Artes e a produção do Material Educativo, além da oferta de demais atividades como oficinas, palestras, encontros com artistas, rodas de conversa e programações em parceria com outras instituições.

A FVCB acredita que as escolas, no desempenho das suas funções de educar e cuidar, devem acolher alunos de diferentes grupos sociais, buscando construir métodos, estratégias e recursos de ensino que melhor atendam às suas características cognitivas e culturais. Acolher significa garantir as aprendizagens propostas no currículo, para que o estudante desenvolva interesses e sensibilidades que lhe permitam usufruir dos bens culturais disponíveis na comunidade, e que lhe possibilitem também sentir-se como produtor valorizado desses bens.

Ao mesmo tempo, acreditamos que as escolas e a FVCB são, por excelência, espaços de ensino que conduzem ao convívio democrático, ao respeito mútuo e ao diálogo, e onde os alunos terão condições de exercitar a crítica e de aprender a assumir responsabilidades em relação ao que é de todos. Toda oportunidade de acesso aos bens culturais, desde uma única visita a um projeto continuado, é um processo formativo, com foco não apenas nos educadores, mas também nos estudantes e na comunidade em geral, com toda a sua diversidade de públicos.

O Programa Educativo da FVCB, mantendo suas ações continuadas mesmo em tempos adversos, se estabelece como referência entre as ofertas de educação museal, estimulando o conhecimento por meio de abordagens interdisciplinares das temáticas relacionadas às obras integrantes da programação expositiva e proporcionando, ao público visitante, novas perspectivas, percepções e formas de se relacionar com o mundo através do contato com a arte.

Visitas Mediadas

O Programa Educativo oferece visitas mediadas às exposições em cartaz, democratizando o acesso aos mais variados públicos e ampliando as possibilidades de percepção das obras em exibição. As visitas mediadas acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30, e aos sábados, mediante agendamento prévio com ao menos 24h de antecedência.

O agendamento pode ser feito pelos contatos:

(51) 98229 3031 | educativo.fvcb@gmail.com

Formação Docente

A Formação Continuada em Artes é uma iniciativa da Fundação Vera Chaves Barcellos realizada desde 2012 em parceria com as redes de ensino de diversos níveis, desde a Educação Básica até o Ensino Técnico e Universitário, tanto do setor privado como do público, e é destinada a educadores – com ou sem formação em Artes Visuais – e interessados em conhecer mais sobre as Artes Visuais. Palestras com teóricos, conversas com artistas, oficinas e orientação para realização de projetos são algumas das ações realizadas.

Além de Viamão, as atividades se estendem às cidades vizinhas, em especial Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí e Porto Alegre, e alcançaram, a partir de 2015, outros municípios como Guaíba e Canoas, através de formações realizadas nas respectivas secretarias de educação, para professores e demais profissionais de ensino.

As ações têm entrada franca e são divulgadas semestralmente a partir da definição do calendário de abertura das mostras, através de nossas redes sociais e mailing, além dos canais de contato do Educativo.

Material Educativo

O Material Educativo produzido pela FVCB visa articular conhecimentos multidisciplinares e dar suporte para práticas pedagógicas que envolvam arte e sensibilidade. Produzido no contexto das mostras, reúne informações e proposições a partir das obras expostas na Sala dos Pomares, possibilitando reflexões e novas abordagens das práticas na sala de aula e no Museu. Os conteúdos são trabalhados de forma a criar conexões entre áreas e entre a arte e a vida, com isso o material pode ser utilizado mesmo após o encerramento das mostras e por professores de todas as áreas do conhecimento. A distribuição do Material Educativo é gratuita a educadores, bibliotecas e instituições de ensino interessadas, além de ser disponibilizado em PDF neste espaço do site.