O Programa Educativo da FVCB tem como objetivo principal o desenvolvimento da sensibilidade e do interesse do ser humano pelo valor simbólico, através da troca de experiências e de vivências em um espaço expositivo direcionado a arte contemporânea.

Em 2013, envolvendo a comunidade, alunos e professores para além dos círculos formais de educação, o programa foi um convite para pensar na arte como potência geradora de reflexões, pensamentos e relações.

Contemplado com o Prêmio Darcy Ribeiro 2012, o programa ofertou uma programação intensa, composta por exposições e atividades paralelas, que já fazem parte da agenda permanente da instituição, tais como: Curso de Formação Continuada, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Viamão; visitas mediadas de professores e alunos às exposições; palestras e encontros com curadores e artistas e elaboração de material pedagógico. Destacamos ainda duas iniciativas pelo Programa Educativo: o Canal do educador e o Projeto Arredores.

O Canal do Educador é um boletim semanal, enviado por e-mail, que contém a programação da FVCB, além de dicas e sugestões relacionadas à arte e educação para professores, alunos e demais interessados. Os conteúdos enviados através do Canal vão desde textos relacionados à arte, à educação, ou temas que condizem com a exposição em cartaz, até convites e divulgação de eventos. Caso você tenha interesse em receber, mande um email para educativo@fvcb.com e cadastre-se.

Com o objetivo de estabelecer contato mais próximo com instituições de ensino, culturais e sociais situadas próximas da FVCB foi criado o Projeto Arredores. O Projeto visa a aproximação com o público do entorno da instituição, a fim de atingir de forma mais efetiva a comunidade circundante.  Atividades como oficinas e visitas mediadas levam o Programa Educativo a públicos com pouco ou nenhum acesso à arte.

Para 2014, o Programa Educativo planeja, para março, a expansão do alcance do seu Curso de Formação Continuada em Arte, envolvendo professores de cidades vizinhas à Viamão, com curso de atualização em história da arte, encontros com artistas e a divulgação de cursos e materiais de apoio através do Canal do Educador.

Em breve publicaremos mais novidades sobre a nova exposição da FVCB prevista para abril.