Canal do Educador
Canal do Educador é um boletim quinzenal produzido pelo Programa Educativo da FVCB. Conectando educadores ao mundo das artes, através de uma abordagem transdisciplinar, a publicação traz, a cada edição, as novidades do Programa Educativo, uma programação cultural das exposições em cartaz além de indicações de leituras, links para pesquisas on line. Tudo para qualificar e diversificar as dinâmicas educativas, envolvendo arte e sensibilidade. Para acessar o conteúdo do Canal do Educador, basta inscrever-se, enviando e-mail para: educativo@fvcb.com.
O Programa Educativo da FVCB quer saber o que os professores tem a dizer sobre o Canal do Educador. Desse modo, poderemos cada vez mais aprimorar esse canal de comunicação, expandindo a interatividade. Compartilhe com a equipe do Programa Educativo relatos de experiências e sugestões para o Canal do Educador. Basta enviar e-mail para educativo@fvcb.com
Boa Leitura!
Canal do Educador n° 83
O Canal do Educador n° 83 destaca a obra Em Magma, do duo de artistas Ío – formado por Laura Cattani e Munir Klamt, cujo trabalho está em exibição atualmente na exposição Humanas Interlocuções.
Acesse o conteúdo do Canal do Educador n°83, aqui: Canal do Educador n° 83
Canal do Educador nº 82
Leia mais sobre Arte, política e psicanálise no artigo A arte pode, o poder não pode do Profº Drº Edson Souza. No texto, o autor aborda a potência crítica e a função interpretativa que a arte produz no discurso social, a partir da obra de Arthur Bispo do Rosário.
Para Sousa, doutor em Psicanálise pela Universite de Paris VII – Universite Denis Diderot: O ato analítico e o ato criativo buscam pontos de ruptura nos circuitos repetitivos que reiteramos com paixão e dor. Sempre que podemos abrir uma fissura nas formas instituídas, um outro sujeito tem a chance de entrar em cena. Aqui, fica clara a indissociável ligação entre ato analítico, ato criativo e ato político.
Acesse aqui: A arte pode, o poder não pode
Canal do Educador nº81
A 81ª edição do Canal do Educador evidencia a temática do culto ao corpo, por meio do trabalho Venice Beach, Los Angeles, do artista brasileiro Claudio Edinger, que integra a exposição Humanas Interlocuções.
Além disso, o boletim quinzenal destaca a participação de Paula Ramos no Curso de Formação Continuada em Artes, programação educativa realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Viamão.
Canal do Educador nº80
O primeiro Canal do Educador de 2016 destaca a abertura da exposição Humanas Interlocuções, com curadoria de Thaís Franco e traz também a programação completa da 11ª edição do Curso de Formação Continuada em Artes da FVCB, iniciativa realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Viamão.
Canal do Educador nº 78
Leia a tese de Andrea Paiva Nunes, Todo lugar é possível: a rede de arte postal, nos anos 70 e 80. Todo lugar e possível
Leia o artigo ARTE POSTAL NO BRASIL: COMUNICAÇÃO CRIATIVA E SUA ATUALIZAÇÃO NAS REDES SOCIAIS. ARTE POSTAL NO BRASIL COMUNICAÇÃO CRIATIVA E SUA ATUALIZAÇÃO NAS REDES SOCIAIS
Canal do Educador n° 77
Leia a dissertação de Débora da Fonseca, Voz tangida à vela e vento: psicanálise, musicalidade e as navegações de Gilberto Mendes: Voz Tangida a Vela e Vento
Canal do Educador n°76
Neste Canal 76, propomos refletir sobre o fazer artístico e o desejos de colecionar. Especificamente sobre as coleções do impossível: às vezes o efêmero como na obra de Julio Plaza, as vezes o movediço apreendido num breve instante como em Coleta de Neblina de Brígida Baltar, e muito especialmente nos desejos de uma coleção imaginária de CDs. de Jailton Moreira e Lucas Levitan. Para explicar estas obras propomos a leitura do texto da critica Anne Couquelin, Mundos Possíveis para aprofundar o entendimento dos processos criativos envolvidos.
Canal do Educador n° 75
Acesse a tese: O Gabinê fluidificado e a fotografia de espíritos no Brasil no site da FVCB: Mario Ramiro Tese
Os textos abaixo sugeridos abordam o tema central proposto neste canal, levando a reflexão acerca da influência da apreciação estética e do gosto no consumo de arte. Alexandra Dias em Fonte de Marcel Duchamp: Gosto e Apreciação Estética traz ao debate conceitos como gosto, percepção estética e relação estética, propositores de consumo e análise das obras de arte contemporâneas.
Leia o texto A Fonte de Marcel Duchamp: Gosto e Apreciação Estética, de Alexandra Dias, da Universidade Lusófona do Porto: A fonte: Gosto e Apreciação Estética
Leia o texto Apropriação na arte contemporânea: colecionismo e memória, de Virgínia Cândida Ribeiro do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFMG: Apropriação na arte contemporânea colecionismo e memória.
Canal do Educador n° 74
Leia a resenha do livro de David Le Breton, As Paixões Ordinárias: antropologia das emoções, publicado no Brasil pela editora Vozes em 2009. O texto pode ser acessado aqui: Paixões Ordinárias