Em 2016, a Fundação Vera Chaves Barcellos dá prosseguimento a uma intensa programação de atividades envolvendo arte, educação e geração de conhecimentos.

A Fundação Vera Chaves Barcellos mantém uma programação de exposições, sempre acompanhadas de atividades paralelas – todas exclusivamente gratuitas -, que objetivam dar sustentação ao debate sobre a produção artística contemporânea. Para o calendário expositivo de 2016, contamos com duas grandes exposições: no primeiro semestre, a Sala dos Pomares apresenta uma exposição com foco na figura humana e sua representação. Para o segundo, uma revelação: O Imaginário de  Silvio Pinto, artista já falecido, com obra ainda desconhecida do público, que inclui esculturas, móveis e objetos, todos executados artesanalmente em madeira e caracterizados por extrema  originalidade.

Acompanhando  nossa programação expositiva, a FVCB segue com as atividades do Programa Educativo: as visitas mediadas e os encontros do Curso de Formação Continuada em Artes, ação realizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação de Viamão. Encontros com artistas, curadores e teóricos do campo das artes visuais também integram a programação anual.

2016 também é o ano de finalização do projeto Revelando Acervos. Contemplado com recursos do Programa Rumos Itaú Cultural, o projeto tem por objetivo dar visibilidade aos acervos documental e artístico da FVCB. Para tanto, estão sendo executadas a higienização, catalogação, pesquisa e disponibilização dos acervos. Com o projeto, a Fundação recebeu o acervo de obras do artista Cláudio Goulart da Fundação Art Zone. Para o primeiro semestre do ano, a FVCB prevê a distribuição gratuita de uma publicação sobre nossas coleções documental e artística. O lançamento será precedido de palestra em Porto Alegre e São Paulo.

Outro destaque deste ano é o lançamento da Revista Pomares. Em uma dupla edição (n°3 e n°4), a publicação bilíngue contempla os anos de 2012 e 2013 e traz textos sobre as exposições do período e demais ações da instituição. Entrevistas com artistas também fazem parte da edição.

Neste período que antecede às exposições, a FVCB presta atendimento público através do Centro de Documentação e Pesquisa – CDP. Localizado na região central de Porto Alegre, o CDP salvaguarda livros, documentos e publicações diversas sobre a arte contemporânea. Para visita-lo é necessário agendamento prévio pelo e-mail: arquivo@fvcb.com.