A Revista Pomares, editada pela FVCB e pela editora Zouk, tem lançamento conjunto com o catálogo Um Ponto De Ironia, dia 14 de abril, data de abertura da mostra DES|ESTRUTURAS. 

Neste segundo número, a Revista Pomares  dá prosseguimento a proposta editorial de sua criação de trazer ao leitor especializado conteúdo crítico e conceitual no campo da arte contemporânea a partir da programação da instituição. O sumário inclui cronologia retrospectiva das atividades realizadas pela FVCB ao longo do ano de 2011, uma entrevista do artista Mário Röhnelt, curador da mostra PINTURA: da matéria à representação, e o artigo transcrito da palestra realizada no Santander Cultural pela artista e professora Marilene Burtet Pieta, uma das artistas participantes da mostra. A segunda exposição de 2011, UM PONTO DE IRONIA, conjunto de obras do acervo da instituição a partir de uma concepção aberta e plural da ironia, é apresentada em dois textos críticos pelas curadoras, Neiva Bohns e Ana Maria Albani de Carvalho, professoras titulares da UFPEL e da UFRGS, respectivamente.

Felipe Scovino, crítico e professor titular da Escola de Belas Artes  da UFRJ, em um ensaio sobre erotismo e ironia, recupera a controvertida obra de Márcia X assim como Clarissa Diniz, jovem editora da Revista Tatuí, aborda de maneira instigante o tema da ironia na produção artística contemporânea. A curadora e pesquisadora Cristina Freire, vice-diretora do Museu de Arte Contemporânea da USP, traz importante aporte sobre a arte subterrânea na América Latina durante as ditaduras militares, fruto de suas pesquisas desde 1996. Complementam o sumário crítico uma entrevista com o performático artista Elcio Rossini, realizada por Mário Ramiro, artista, doutor e titular da ECA/USP e ainda, na seção Arquivo, uma revisita à mostra do fotógrafo Clóvis Dariano, realizada em 2006, no Espaço O da FVCB, quando ainda estava instalada na Galeria Chaves.

O catálogo UM PONTO DE IRONIA, apresentado em formato livro, tem design gráfico da ROKA Estúdio e  traz encartado um DVD com interessante apresentação da obras da exposição  dispostas na Sala dos Pomares, espaço expositivo da Fundação, além dos textos críticos de apresentação pelas curadoras.