Artista chileno radicado há quase 40 anos no Brasil, Patricio Farías possui uma vasta produção escultórica, além de sua atuação como desenhista, gravador e com experimentações multimídia.

Em cartaz até o dia 1º/10, a mostra Reticulados & Mitológicos abrange duas vertentes do trabalho mais recente de Farías, envolvendo gravuras digitais, desenhos e esculturas. A realização da mostra é da Ocre Galeria, com apoio da Fundação Vera Chaves Barcellos, e o texto de apresentação é de Adolfo Montejo Navas, crítico, curador e artista.

Na série Reticulados (2020/2022), estão reunidas composições minimalistas com herança cinética incluída, que respondem a uma geometria icônica – mais onírica e sonhadora como pedia o neoconcretismo brasileiro. Já a série Mitológicos (2021/2022) traz figuras antropomórficas e animais imaginários mitológicos, com inspiração em formas pré-colombianas que ressaltam a simplificação do essencial.

“Há uma compressão visual em ambos trabalhos apresentados, aumentando sua compreensão energética e semântica, seu minimal expressivo atinge ao máximo compartido: austeridade, síntese, manufatura em peças que exalam simetria, harmonia, ritmo, com sua chave de humor própria, para abrir a fechadura das imagens. Aliás, no caso do artista chileno, rigor e humor nunca são instâncias antípodas e sim combinatórias.” (Trecho do texto de Adolfo Montejo Navas, agosto de 2022).
 

VISITAÇÃO

Horários: de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h; sábado, das 10h às 13h30.
Endereço: Ocre Galeria (Demétrio Ribeiro, 535 | Centro Histórico, Porto Alegre, RS)
Entrada franca