Vera Chaves Barcellos realiza curadoria de exposição com desenhos de Iberê Camargo

Com uma criteriosa curadoria da artista Vera Chaves Barcellos, a exposição Iberê Camargo: Desenhos abre no sábado, 15/04, às 14h, na Fundação Iberê (Av. Padre Cacique, 2000, Cristal – Porto Alegre/RS).

Iberê Camargo (1914-1994)
Autorretrato, 1979
Pastel oleoso sobre papel
35 x 25,1 cm
Coleção Fundação Iberê

 

A mostra abrange trabalhos raramente expostos ou jamais exibidos, que vão desde os primeiros estudos do pintor até a sua morte, em agosto de 1994. Dos mais de 3,7 mil trabalhos disponibilizados pelo acervo, a artista escolheu 163. A seleção inclui desenhos da figura humana – desde estudos de aprendizagem do início da carreira do artista e que retornaram no início dos anos 1980 até o final de sua vida; retratos de homens e mulheres – acadêmicos, expressionistas da década de 1980 e de diversas épocas de sua companheira, Maria Camargo; autorretratos que atravessam a vida de Iberê; paisagens; carretéis e desenhos da sua última fase.

“Espero que esta exposição e a escolha realizada, após muitas visitas ao acervo da Fundação, possam trazer ao público uma boa informação a respeito da produção dos desenhos de Iberê Camargo, e que a visita a esta mostra seja uma imersão no processo criador do artista e, ao mesmo tempo, uma revelação do ser humano que foi Iberê Camargo”, destaca a curadora.

Vera Chaves Barcellos está entre os grandes destaques da programação da Fundação Iberê em 2023. Em 06/05, será inaugurada a individual O estranho desaparecimento de Vera Chaves Barcellos, com curadoria Raphael Fonseca (RJ). Vera será a terceira mulher a ocupar mais de um andar da instituição, depois de Regina Silveira (Mil e um dias e outros enigmas, 2011) e Maria Lídia Magliani (MAGLIANI, 2022). A mostra conta com a co-produção da equipe da FVCB.

 

Agende-se:

15/04/2023, sábado | Abertura da exposição Iberê Camargo: Desenhos

14h | Abertura
15h30 | Visita mediada
16h30 | Conversa com a curadora

Nesta data de 15/04, a entrada será gratuita na Fundação Iberê.

Compartilhar:

Confira também